Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois de Brasília e, agora, Contagem (MG), o tour ainda passará neste ano por Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.
O ranking da temporada, que soma pontos de todas as etapas disputadas, agora segue com um empate triplo na primeira colocação. Emanuel/Ricardo (BA/PR), vencedores em Contagem (MG), Guto/Saymon (RJ/MS), campeões em Brasília (DF), e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), vice-campeões na capital federal, somam 600 pontos e dividem o primeiro lugar. Cada time campeão de etapa conquista 400 pontos no ranking e leva um prêmio de R$ 45 mil.
Ouro
Neste domingo (20.09), Ricardo e Emanuel (BA/PR) os atuais campeões brasileiros e a dupla mais vitoriosa do vôlei de praia, em uma final emocionante superaram Evandro e Pedro Solberg e conquistaram o titulo da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2015/2016 de Contagem (MG). A partida contou com belas jogadas e alternância no placar que ficou em 2 sets a 1 (21/19, 16/21, 15/13) para os campeões olímpicos.
No jogo Evandro e Pedro Solberg começaram melhores e seguiram na liderança do placar da metade ao fim do primeiro set, vencido pelos cariocas que erraram muito pouco na virada de bola e contaram com bons bloqueios de Solberg, além dos potentes saques de Evandro. Na segunda etapa, Ricardo e Emanuel melhoraram na virada de bola e o bloqueio de Ricardo funcionou, levando o duelo para o set de desempate.
O tie-break foi um resumo da partida, com as duplas alternando na liderança. Uma falta de Evandro no saque, ao tocar a linha, e a virada de bola constante dos campeões olímpicos fez com que a partida fosse decidida após ataque de Emanuel que Evandro não conseguiu defender.
Após o jogo, Emanuel elogiou a torcida e agradeceu Ricardo.
“Nos momentos de dificuldade eu tenho uma pessoa em quem posso me apoiar, alguém que está junto nas horas difíceis. E essa pessoa é o Ricardo, que jogou muito bem hoje. A torcida foi incrível, lotou a arena todos os dias, com uma energia e alegria imensas. Evandro e Pedro são uma dupla muito forte, foram indicados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e vamos torcer muito por eles, estamos felizes que nossa estratégia funcionou”, disse Emanuel.
A conquista de Emanuel e Ricardo foi o 30º ouro da dupla em etapas do Circuito Brasileiro, além do 63º de Emanuel (contando outros parceiros) e o 52º de Ricardo. A dupla está três títulos atrás de Franco e Roberto Lopes, time com mais etapas vencidas.
Bronze
Na disputa da medalha de bronze, em 42 minutos de partida, Léo Gomes e Bernat (RJ) superaram Luciano e Márcio Araújo (ES/CE) por 2 sets a 0 (21/13, 21/19), e subiram ao pódio da etapa brasileira pela primeira vez na carreira. Ambos quase não seguraram as lágrimas após o apito final, dedicaram o título aos familiares e comentaram a evolução da dupla, que menos de um ano atrás estava na divisão de acesso ao Circuito Brasileiro Open.
“A sensação de conquistar essa medalha é incrível, não tem nem como descrever. Subi ao pódio ao lado da maior dupla da história, Ricardo e Emanuel, e ao lado de um dos times que representará o país nos próximos Jogos Olímpicos. Tivemos desde o início da parceria momentos bons, algumas quedas, mas sempre seguimos firmes. Nunca trabalhamos ‘mais ou menos’, nunca deixamos de ter vontade. Esperamos agora subir ainda mais, conquistar melhores resultados, não vamos parar por aqui”, disse Léo Gomes.
Fonte : Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia/Renan Rodrigues 20.09.2015