O final do outono que se aproxima é um lembrete constante da frase mais famosa de Game of Thrones: O inverno está chegando. Embora não tenhamos que enfrentar quilos de neve, monstros e gigantes, as temperaturas também caem em Minas Gerais. E muitas vezes caem o suficiente para tirar o ânimo de se exercitar durante alguns dias.
Durante o inverno é normal sentir mais fome, já que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Lado bom: o aumento do gasto calórico facilita o emagrecimento durante a estação. Lado ruim: este fator causa a vontade que muitas pessoas sentem de comer mais, dando preferência a pratos mais calóricos da estação, como massas e chocolates[1].
Disciplina é um princípio importante em toda prática esportiva para conseguir alcançar os resultados desejados. Por isso, reunimos 5 dicas para te ajudar a manter a sua rotina de exercícios, mesmo no frio:
1 – Seja flexível com o seu horário
A combinação do frio da manhã com o sol tímido levantando aos poucos é capaz de tirar o ânimo de sair da cama, ainda mais de se exercitar. As pessoas que gostam de caminhadas, corridas e das academias ao ar livre tendem a sofrer ainda mais com isso. Se o frio estiver ganhando de você nas manhãs, pense em maneiras de mudar a sua rotina de trabalho e/ou estudos para se exercitar em horários mais quentes do dia.
2 – Use a roupa adequada
Em alguns dias, será impossível treinar com a mesma roupa que você usava no verão. Por isso, pense em investir em calças e blusas de manga longa apropriadas para exercícios físicos no frio.
3 – Pratique exercícios em ambientes fechados
Melhor alternativa para evitar o vento gelado. As pessoas que possuem acesso a uma academia têm a oportunidade de se exercitarem em um ambiente controlado e quentinho. Quem não é membro de uma pode tentar compensar em casa nos dias de extremo frio, com diversos alongamentos, abdominais, agachamentos e alguns exercícios aeróbicos (pular corda, polichinelo, subir escadas, etc).
4 – Marque de se exercitar com alguém
É bem simples: um puxa o outro. O compromisso de não deixar alguém te esperando pode dar aquela motivação extra nos dias em que você não queria nem sair de casa.
5 – Se recompense depois de malhar
Você saiu, enfrentou o frio e fez seus exercícios. Nada mais justo do que recompensar seu esforço com um banho quente, uma comida especial ou um filme. Apenas tome cuidado com os excessos!
Observatório do Esporte