O projeto Academia do Skate, promovido pela Associação Natividade desde 2017 no estado de Minas Gerais, oferece aulas gratuitas em sua pista de skate itinerante e possibilita a partição de mais de 160 profissionais ao longo das suas 22 etapas. Com o objetivo de inovar o cenário, foi publicado o Inventário do Skate Social em Minas Gerais.
A pesquisa foi realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e contou com o patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e apoio da Federação Estadual de Skate de Minas Gerais e do Observatório do Esporte de Minas Gerais, na divulgação.
Com quase 5 meses de entrevistas e pesquisas no território mineiro, o projeto mapeou 39 ações formais que utilizam o skate como ferramenta social, contemplando quase 3 mil pessoas, em mais de 30 cidades do estado. O relatório fala sobre a história dessas ações, as formas de financiamento e desafios encontrados pelos idealizadores.
Confira o documento completo através do link.
Capacitação da Academia do Skate
Com o objetivo de aproximar os agentes sociais envolvidos, foi realizado no dia 05 de setembro o primeiro encontro virtual do Skate Social de Minas Gerais.
A equipe da Associação Natividade compartilhou no evento uma metodologia de ensino do skate street, desenvolvida ao longo dos anos, além de apresentar um portfólio de formulário, com modelos de fichas de inscrição, lista de frequência e questionário de avaliação, mecanismos importantes para a formalização de atividades exercidas nos projetos que, no futuro, podem contribuir para a aquisição de apoio financeiro.
Confira o evento completo através do link.
Para Isabella Guimarães, coordenadora do projeto, a pesquisa possibilitará o surgimento de novas políticas públicas voltadas para o skate, “Esta foi a remada inicial para mostrar com evidências e dados a importância do skate para os mineiros”.
Fonte: Projeto Academia do Skate, executado pela Associação Natividade (adaptado)