Corrida: qual a distância adequada para cada idade?

Publicado em 29/04/2014 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

A medida que crescemos, a capacidade de exercício e consumo de oxigênio lentamente se elevam.

Aumentamos a nossa massa óssea e a massa muscular após a puberdade, a nossa capacidade de treinos de resistência continuam crescendo até chegarmos a maturidade física, mais ou menos no começo dos 20 anos.

É justamente com o começo dos 20 anos que começa também o nosso melhor desempenho nas atividades físicas. Aos 20 anos as melhores corridas são as de 5km e 10km. O corpo está maduro e forte para corridas rápidas como 5 km, mesmo sem muita prática.

Já chegando no finzinho dos 20 anos, você consegue ainda correr 10km com um bom tempo, mas já dá para pensar em correr uma meia maratona ou uma maratona. Ainda está no auge de sua força e velocidade, já está bem experiente, ganhando um certa vantagem em distâncias maiores.

No começo dos 30 anos, vá intercalando corridas com distâncias altas com um pouco de corridas mais velozes, isso ajudará a manter o auge fisiológico do final dos 20 anos.

Já com os 40 anos, você continua a desacelerar a taxa de declínio fisiológico natural da idade se manter os treinos e estratégias de corrida do fim dos 30. A tendência é que a recuperação seja mais lenta, por isso deve incluir mais tempo para descanso em sua planilha ou treinos mais leves. Abrimos mão da explosão para aumentar a distância e a resistência.

Matéria publicada pelo site WS Runner

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais