Entre em forma com esportes de aventura*

Publicado em 14/07/2012 por

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Veja os benefícios do rapel, do trekking, do arvorismo e do rafting.

Por Roque Luz.

Viver cercado de concreto e respirar fumaça de carro ou aquele ar condicionado vão minando nossas energias e fazendo com que acumulemos cada vez mais tensões. Nesse panorama fica fácil constatar que ter uma atividade física regular ajuda a reduzir o estresse, e se esta atividade for realizada em contato com a natureza os benefícios são multiplicados.

Aos poucos, mas em número sempre crescente, mais pessoas estão trocando os halteres pelo remo, os ferros por mosquetões e as esteiras por trilhas. As agências e escolinhas especializadas em turismo de aventura, já não recebem apenas praticantes eventuais e curiosos, mas praticantes que irão regularmente fazer estas atividades e colher seus benefícios.

Que tal entrar em forma com uma boa dose de adrenalina? Rafting, Slackline, Caiaque, Trekking, Arvorismo e Escalada são algumas das opções. São atividades que ajudam a entrar em forma (queimando calorias e definindo a musculatura) e, ao mesmo tempo, garantem diversão e fortes emoções.

A caminhada em trilhas ou trekking é a atividade mais difundida e praticada no ecoturismo, talvez por ser a mais simples, segura e sem necessidade de equipamentos.

A maioria das caminhadas pode ser realizada em poucas horas, e seu objetivo, geralmente, é alcançar um atrativo como uma cachoeira, um lago ou um mirante. Favorece a resistência aeróbica e cardiovascular dos praticantes. Trabalha principalmente os músculos da perna. Sua realização requer apenas roupas e calcados adequados que irão variar de acordo com o local escolhido.

Todas as atividades com corda: Rapel, Tirolesa, Arvorismo, Escalada e Canyoning (ou canionismo) precisam ser realizadas com instrução das técnicas básicas de segurança e funcionamento dos equipamentos, e um acompanhamento de instrutores e monitores especializados durante toda a sua duração.

Rapel

É uma das atividades com corda mais praticadas e mais simples nos esportes de aventura. Ele nada mais é do que uma técnica da escalada a ser utilizada na descida com corda e equipamentos especiais de desníveis naturais ou artificiais como rochas, paredões, pontes etc. Tanto o Rapel quanto o Canyoning favorecem a resistência aeróbica e trabalham todos os músculos do corpo, principalmente os da parte superior. O praticante desenvolve a força, elasticidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Arvorismo

É o mais novo esporte de aventura praticado no Brasil. Proporciona um íntimo contato com a natureza, além de agradar muito as pessoas que gostam de emoção e superação de desafios. É praticado em uma sequência de trilhas, passarelas e redes suspensas por cordas e cabos de aço nas copas das árvores ou em estruturas especiais.

Rafting

É a descida de um rio em um bote inflável. O número de pessoas dentro de um bote geralmente é sete (mas pode variar de cinco a dez pessoas), sendo que o instrutor atua como “leme”, direcionando a embarcação nas corredeiras do rio. O Rafting trabalha vários músculos do corpo, desde as pernas até os membros superiores. O esforço físico depende do nível do rio, quanto mais corredeiras maior esforço o praticante precisa fazer durante a atividade.

Slackline

É um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio e vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.

Iniciou nos meados da década de 80 nos EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novos desafios de escalada e nos tempos livres esticavam as suas fitas de escalada para se equilibrar e caminhar. Slackline significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade possibilita saltos e manobras inusitadas.

O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Podem ser destacados o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios dessa prática.

Em resumo: aventure-se, busque novas práticas para deixar sua vida mais saudável e divertida.

Roque Luz é professor de Educação Física e comentarista da Rádio CBN

*Matéria retirada do site www.gazetaonline.globo.com (link direto: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/vida_saudavel/noticias/1184807-entre-em-forma-com-esportes-de-aventura.html)

 

 

 

 

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