Esporte, violência e civilização: uma entrevista com Eric Dunning

Publicado em 02/08/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Eric Dunning é hoje um dos mais célebres cientistas sociais britânicos, e uma referência mundial no âmbito da sociologia dos esportes. Aluno e colaborador próximo de Norbert Elias desde os anos 1950, ele ocupa hoje a posição honorífica de Professor Emérito no Departamento de Sociologia da Universidade de Leicester, no norte da Inglaterra. 

Nesta entrevista, Eric Dunning fala da sua relação com Elias e os bastidores da produção de seu clássico, sobre hooliganismo, esporte e globalização, bem como das atividades de seu grupo de pesquisadores do esporte contemporâneo.

Uma nota com relação à tradução: na entrevista, o professor Dunning faz referência a diversos esportes diferentes, que na origem se chamavam football, como o rugby, o futebol americano e o football association, nome completo do esporte que no Brasil denominamos “futebol”. Sempre que esta distinção se fez necessária, mantive o qualificativo em inglês, “futebol association“.

Para conferir a entrevista na íntegra clique aqui.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais