FMB lança planejamento estratégico para estimular basquete em Minas Gerais

Publicado em 23/05/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Disseminar o esporte, capacitar os profissionais envolvidos e elevar o nível técnico dos atletas, investindo, sobretudo, nas categorias de base. Com esses três pilares, o presidente da Federação Mineira de Basketball (FMB), Álvaro Cotta Teixeira da Costa, apresentou nessa terça-feira-22/05/2013, no Espaço Cultural do Estado de Minas, o plano de gestão para o quadriênio 2013/2016. O objetivo é que os programas da entidade – como os festivais de minibasquete e os campeonatos das categorias sub-13 a sub-19 – ajudem na formação e desenvolvimento técnico de mais de 6 mil atletas até 2016.

“Quanto maior nossa base, melhor será nosso desenvolvimento até a profissionalização. Nós temos atletas mineiros em praticamente todos os times do NBB, espalhados pelo Brasil, na Europa e até na NBA, com o Fab Melo (Boston Celtics), que treinou no Olympico. Minas Gerais tem potencial para identificar e trabalhar talento”, explicou Álvaro Cotta, que pretende expandir o esporte no interior, a começar por dois pólos importantes: o Triângulo e o Sul do estado. “O crescimento vai passar, obrigatoriamente, pelo interior de Minas Gerais. Não dá para crescer apenas pensando na região metropolitana”, ressalta.


Uma das metas é expandir as categorias sub-13 e sub-14, consideradas as portas de entrada para o esporte. A meta é passar de 22 equipes, inscritas no último campeonato, para 68 times em quatro anos. Para isso, a Federação conta com o apoio dos principais clubes formadores da capital – diretores de Ginástico, Mackenzie, Minas, Olympico e Santo Agostinho estiveram presentes ontem –, e dos governos estadual e municipal. “Já temos convênios assinados, como o mini-basquete, que a secretaria ajudou. Todos os torneios que a federação organizar terão a participação da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, a medida da nossa possibilidade”, afirmou o secretário da pasta, Eros Biondini

Para o diretor-executivo do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, o basquete mineiro tem tudo para fortalecer ainda mais. “Minas Gerais tem que aproveitar este momento de fortalecimento do basquete brasileiro, com retorno à Olimpíada e com o NBB. A FMB apresentou um projeto consistente, significativo, que os Diários Associados faz questão de apoiar”, explicou.

Fonte:SuperEsportes-Estado de Minas

Foto: FMB

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais