INICIATIVAS MUNICIPAIS – Investimento e Gestão de Qualidade

Publicado em 24/01/2012 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, é o exemplo de que o investimento em esporte pode trazer benefícios não apenas para os atletas e equipes de uma cidade, como para sua economia.

Em 2011, após a inauguração e ativação da Arena Olímpica João Mambrini, São Sebastião do Paraíso se tornou um dos pólos do esporte de Alto Rendimento no Brasil. A cidade elaborou parcerias com a Confederação Brasileira de Basketball, a Confederação Brasileira de Handebol, e sediou três etapas da Liga Nacional de Basquete sub-21, denominada Liga de Desenvolvimento Olímpico. Esta Liga tem um alto valor estratégico na preparação dos atletas e equipes nacionais para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O técnico da Seleção Brasileira de Basquete, Rúben Magnano, se mudou para a cidade, uma vez que nela se estabeleceu uma base da Confederação Nacional da modalidade.

No decorrer do ano, 72 partidas da Liga de Basquete sub-21 ocorreram na cidade. Nenhuma das equipes que disputaram o torneio eram de Minas Gerais, sendo cinco de São Paulo, duas do Rio de Janeiro e uma de Santa Catarina. Além disso, a Arena Olímpica recebeu as seleções brasileiras de basquetebol de base para treinos e amistosos, e as equipes do Interlli/Orlândia de futsal e do Minas Tênis Clube de basquete.

Nas parcerias elaboradas, foi definido que, em troca da disponibilização de seu espaço de excelência, a cidade de São Sebastião do Paraíso receberia os gastos feitos pelas equipes e atletas para aquisição de serviços necessários como alimentação, transporte, hospedagem, lavanderia, médicos, entre outros. Estima-se que, no decorrer do ano, cerca de R$ 1,5 milhão foram gastos no município pelas pessoas envolvidas com o esporte.

O sucesso das parcerias tem rendido novos projetos. Está prevista a realização da Copa América de Basquete Masculino sub-18, em 2012, e a Confederação Brasileira da modalidade acaba de confirmar que a cidade foi escolhida, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, como um dos espaços para treinamento prévio para a Olimpíada de 2016.

Matéria retirado do site www.esportes.mg.gov.br (link direto: http://www.esportes.mg.gov.br/comunicacao/noticias/janeiro/2758-arena-olimpica-movimentou-economia-de-sao-sebastiao-do-paraiso-em-2011)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais