Foi publicada, nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial do Estado, a aprovação de 22 novos projetos pelo Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). As iniciativas, inscritas no edital 01/2016, contemplam modalidades como tênis, atletismo, ginástica, voleibol, basquete, automobilismo, futebol, futsal, handebol, xadrez e recreação. Caso todos os projetos aprovados consigam captar recursos e sejam executados, cerca de 15 mil pessoas de diferentes faixas etárias serão beneficiadas.
“Buscamos abranger o maior número de segmentos e modalidades para facilitar o acesso da população em geral ou dos atletas profissionais às iniciativas viabilizadas Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Um exemplo disso é que, entre os projetos cuja aprovação foi divulgada hoje, temos diferentes dimensões esportivas, como rendimento, formação, lazer e educacional”, comenta o secretário de Estado de Esportes em exercício e presidente do Comitê Deliberativo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, Ricardo Sapi.
Entre os executores das iniciativas aprovadas pelo edital de 2016 estão clubes, federações, prefeituras, associações e outras entidades. O próximo passo para viabilizar a realização dos projetos é emitir a Certidão de Aprovação, disponível no Sistema de Informação Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, que possibilitará a captação de recursos.
Sucesso no esporte mineiro
O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por meio dele 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.
Desde que foi sancionada a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foram aprovados 429 projetos que trouxeram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total de iniciativas, 114 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos que ultrapassam os R$ 30 milhões.
Hoje, o número de beneficiários já chega a mais de 44 mil entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em 38 municípios de Minas Gerais: Andradas, Bela Vista de Minas, Belo Horizonte, Bom Despacho, Brumadinho, Confins, Congonhas, Contagem, Dionísio, Divinópolis, Extrema, Frutal, Ipatinga, Itabirito, Itatiaiuçu, Itaúna, Juatuba, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Nova Serrana, Poços de Caldas, Raul Soares, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Amparo, Santos Dumont, São José da Lapa, São José do Goiabal, São Lourenço, Sete Lagoas, Timóteo, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vespasiano.
“Estamos satisfeitos com os resultados, mas queremos muito mais. Buscamos intensificar nossos contatos para que mais empresas conheçam o mecanismo e queiram apoiar os projetos esportivos. Afinal, é muito positivo para as organizações verem sua marca associada a ações que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam o surgimento de talentos esportivos, isso sem retirar nenhuma verba do caixa”, afirma Sapi.
Mais informações: incentivo.esportes.mg.gov.br.
Fonte: SEESP