Nova distribuição do ICMS em tempos de crise divide opiniões

Publicado em 14/03/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email
A Comissão de Desenvolvimento Econômicos discutiu as mudanças nas regras de repasse do ICMS propostas pelo PL 4.773/17. (Foto: Daniel Protzne)

A Comissão de Desenvolvimento Econômicos discutiu as mudanças nas regras de repasse do ICMS propostas pelo PL 4.773/17. (Foto: Daniel Protzne)

Em tempos de crise, cada centavo conta. Por esse motivo, a discussão de novos critérios para a distribuição do ICMS aos municípios mineiros, tema do Projeto de Lei (PL) 4.773/17, que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é polêmica, atrai muitas atenções e parece ainda estar longe do fim. Essa foi a tônica da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (13/3/18) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico.

O PL 4.773/17, do deputado Paulo Guedes (PT), revoga a Lei 18.030, de 2009, mais conhecida como ICMS Solidário, com o objetivo de criar critérios mais simples de distribuição do recursos, corrigindo distorções e desigualdades entre os municípios, beneficiando sobretudo aqueles situados em regiões mais pobres do Estado, como o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Além dessa norma, a distribuição da parcela do ICMS devida aos municípios, que corresponde a 25% do total da arrecadação do imposto, já que o restante fica em poder do Estado, também obedece a critérios da Lei 13.803, de 2000, conhecida por Lei Robin Hood III. Apesar do valor reduzido, os recursos do ICMS Solidário são considerados essenciais para municípios que desenvolvem ações voltadas a cultura, patrimônio histórico, turismo, meio ambiente e esporte.

Dezenas de prefeitos, gestores e lideranças municipais lotaram o Auditório José Alencar Gomes da Silva, de um lado exibindo faixas contra o projeto, que representaria o retrocesso de políticas públicas municipais já consolidadas, e, de outro, cobrando novos critérios da divisão do ICMS, que significariam um tratamento mais igualitário com relação às cidades mais desenvolvidas. Representantes dos dois lados se revezaram na tribuna ao final da audiência defendendo suas posições. O PL 4.773/17 aguarda parecer de 1º turno na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Alíquota – Autor do requerimento para o debate, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) diz que os argumentos que embasaram a apresentação do projeto ainda não convencem. “Não podemos concordar com a revogação de uma lei que há nove anos vem funcionando bem. Não devíamos estar discutindo o fim da alíquota do ICMS que beneficia o turismo, mas sim em como aumentá-la. O Estado tem que reconhecer o trabalho que cada gestor faz”, afirmou.

O parlamentar prometeu acompanhar de perto a tramitação do projeto e propor emendas para aprimorá-lo. O PL 920/15, do deputado Braulio Braz (PTB), propõe o aumento da parcela do ICMS Solidário e pode ser uma alternativa para criar consenso em torno do tema, de acordo com Dalmo Ribeiro. Ainda de acordo com ele, o ICMS Solidário corresponde a somente 1% da fatia de 25% devida aos municípios e, mesmo assim, já beneficiaria, nas várias áreas de aplicação, 601 das 853 cidades mineiras.

Audiência contou com grande presença popular. (Foto: Daniel Protzner)

Audiência contou com grande presença popular. (Foto: Daniel Protzner)

Autor do projeto aponta concentração de recursos

Do outro lado, o deputado Paulo Guedes argumenta que, embora encontre resistência, o principal objetivo do seu projeto já foi cumprido, o de reabrir a discussão sobre os critérios de distribuição do ICMS. Logo no início da reunião, ele reconheceu a importância da manutenção da vinculação dos recursos a iniciativas voltadas a cultura, turismo e esporte, posição que arrancou aplausos da plateia.

“O objetivo do projeto é garantir que todos os municípios tenham oportunidades de se desenvolver, acabando com a concentração de recursos em algumas regiões do Estado. Não podemos ter mineiros de várias categorias, alguns mais importante do que outros”, ponderou.

Ainda segundo Paulo Guedes, os números da Fundação João Pinheiro sobre a arrecadação e distribuição do imposto deixam clara a concentração de recursos, que vem se agravando ao longo dos anos. Apesar disso, segundo ele, o texto prevê a manutenção do valor nominal do ICMS recebido atualmente por cada município e apenas a redistribuição dos crescimentos futuros da arrecadação.

“Se não fizermos isso, a água vai continuar correndo para o mar. O rateio de 0,1% para o turismo é distribuir a miséria”, ironizou, em uma metáfora sobre o destino final dos recursos arrecadados, ou seja, as cidades que são mais desenvolvidas. Ao final da reunião ele apresentou requerimentos para que o tema seja objeto de um fórum técnico que estenda a discussão às várias regiões do Estado.

Parlamentares querem análise aprofundada

Deputados cobraram mais debates em torno do assunto antes que qualquer mudança seja feita (Foto: Daniel Protzner)

Deputados cobraram mais debates em torno do assunto antes que qualquer mudança seja feita (Foto: Daniel Protzner)

Ao longo da audiência, a posição de que o debate em torno do assunto deve ser aprofundado antes que qualquer mudança na legislação seja implementada foi reforçada por vários parlamentares. O presidente da comissão, deputado Roberto Andrade (PSB), defendeu o potencial gerador de emprego e renda do turismo. “Temos muitas riquezas que ainda precisam ser exploradas. A política estadual com relação ao turismo precisa ser mais consistente”, afirmou.

Os deputados Ivair Nogueira (PMDB) e Rosângela Reis (Pros) defenderam os atuais critérios de distribuição dos recursos do ICMS. “O bolo é um só, e não dá para falar que ninguém vai perder”, alertou o primeiro, mesma posição do deputado Antônio Jorge (PPS). “É fácil falar o que as pessoas querem ouvir, mas a conta não fecha”, resumiu. Já o deputado Ricardo Faria (PCdoB), que deixou recentemente o comando da Secretaria de Estado de Turismo, avaliou que, embora os recursos da área sejam poucos, eles são estratégicos.

Por fim, os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Felipe Attiê (PTB) apontaram que a discussão sobre a distribuição dos recursos deve se dar em outro patamar. “A dívida do Estado com os municípios já passa de R$ 5 bilhões em repasses retidos de serviços que já foram prestados”, denunciou Pimenta. “O Estado precisa se preocupar em criar riqueza, não redistribuir a pobreza. Se não tivermos desenvolvimento, Minas não vai sair do atoleiro”, criticou Attiê.

Pedaço do bolo – O debate também contou com a presença de representantes do Poder Executivo, que defenderam a manutenção dos atuais critérios até que sejam viabilizadas novas fontes de recursos. O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, classificou os setores da cultura e do turismo como “critérios pétreos” na distribuição dos recursos do ICMS. “O turismo não pega um pedaço do bolo, ele faz o bolo crescer”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Pessoa Arrais.


Assista ao debate durante a audiência pública e confira os resultados

Você pode se manifestar contra ou a favor do Projeto de Lei nº 4773/2017, votando. Participe!

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (adaptada)
Disponível em: https://goo.gl/5HfY3N / Acesso em: 14 de março de 2018

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet