Este ano em Minas Gerais, surge nova oportunidade para conseguir patrocínio na área esportiva: incentivo com crédito outorgado no ICMS. A primeira causa é o novo mecanismo de incentivo em Minas Gerais (clique aqui e acompanhe) e as perspectivas para mercado são de melhoras. Com isso o proponente de um projeto terá nas mãos mais uma forma de negociação e oferecer às empresas um investimento na área de comunicação e marketing dando visibilidade à marca através do esporte.
Logo, a oportunidade surge em agir onde tem-se controle, ou seja, no projeto de patrocínio.
Ronildo Assis, do Instituto Vertentes em São João Del Rei, conta que trabalha a muito tempo na área Cultural mas agora volta ao tema em função do momento propício para o esporte tendo em vista os acontecimentos futuros relativos à Copa do Mundo e Olimpíadas. “Destaco que a iniciativa do Governador Anastasia aumentou ainda mais as perspectivas para este setor. Portanto, considerando o esporte como negócio estratégico para as empresas meu desafio é fazer com que as empresas (pequenas e médias) enxerguem no marketing esportivo um poderoso canal de divulgação de seus produtos e por outro lado quanto mais uma modalidade esportiva (JEMG) obter exposição na mídia maior será o retorno publicitário aos patrocinadores,’’ diz consultor que também é captador para os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG.
Os projetos precisam ser bem elaborados de acordo com as normas técnicas. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, o patrocinado e a empresa incentivadora.
Isto claramente entendido, seguem algumas dicas para as empresas recebam bem seu projeto:
Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador, mas pense como se participasse das empresas que você planeja apresenta-lo.
1- Saber o que você está vendendo, qual o seu produto.
2- Ter claro quais são as possibilidades que você pode oferecer ao seu investidor, o que ele poderá utilizar como benefício.
3- Detectar quais empresas tem o perfil de seu projeto, pesquisar que perfil de empresas patrocinam projetos parecidos com o seu.
4- Elaborar apresentação marcante, ilustrada e de fácil entendimento, clara e rápida de ler, sem termos muito técnicos (apresentação impressa e digital)
5- Mostrar que o projeto terá continuidade, planejando o futuro, mostrar que existem novas possibilidades.
6- Criar propriedades diferenciadas do que já é feito com criatividade.
7- É muito mais simples para empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro, por isso fique atento a possibilidades de permuta. Busque também empresas que poderão ser parceiras neste sentido, oferecendo o que o projeto necessita para ser executado.
8- Negociar como quem está vendendo um produto e não como se tivesse pedindo algo. Não ponha perfil filantrópico na negociação.
9- Se seu possível patrocinador não acreditar que vale a pena utilizar o marketing esportivo, fale com ele sobre o que postamos sobre a comunicação saudável com Marketing Esportivo (link da matéria).
10- Se você tiver uma verba, vale a pena contratar um profissional para elaborar o projeto e formatar sua apresentação. Não se esqueça de relatar o custo deste profissional na planilha de gastos do projeto!
Boa sorte !!!
Dicas para conseguir patrocínio esportivo.
Publicado em 22/01/2013 por Walderson Ribeiro
Este ano em Minas Gerais, surge nova oportunidade para conseguir patrocínio na área esportiva: incentivo com crédito outorgado no ICMS. A primeira causa é o novo mecanismo de incentivo em Minas Gerais (clique aqui e acompanhe) e as perspectivas para mercado são de melhoras. Com isso o proponente de um projeto terá nas mãos mais uma forma de negociação e oferecer às empresas um investimento na área de comunicação e marketing dando visibilidade à marca através do esporte.
Logo, a oportunidade surge em agir onde tem-se controle, ou seja, no projeto de patrocínio.
Ronildo Assis, do Instituto Vertentes em São João Del Rei, conta que trabalha a muito tempo na área Cultural mas agora volta ao tema em função do momento propício para o esporte tendo em vista os acontecimentos futuros relativos à Copa do Mundo e Olimpíadas. “Destaco que a iniciativa do Governador Anastasia aumentou ainda mais as perspectivas para este setor. Portanto, considerando o esporte como negócio estratégico para as empresas meu desafio é fazer com que as empresas (pequenas e médias) enxerguem no marketing esportivo um poderoso canal de divulgação de seus produtos e por outro lado quanto mais uma modalidade esportiva (JEMG) obter exposição na mídia maior será o retorno publicitário aos patrocinadores,’’ diz consultor que também é captador para os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG.
Os projetos precisam ser bem elaborados de acordo com as normas técnicas. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, o patrocinado e a empresa incentivadora.
Isto claramente entendido, seguem algumas dicas para as empresas recebam bem seu projeto:
Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador, mas pense como se participasse das empresas que você planeja apresenta-lo.
1- Saber o que você está vendendo, qual o seu produto.
2- Ter claro quais são as possibilidades que você pode oferecer ao seu investidor, o que ele poderá utilizar como benefício.
3- Detectar quais empresas tem o perfil de seu projeto, pesquisar que perfil de empresas patrocinam projetos parecidos com o seu.
4- Elaborar apresentação marcante, ilustrada e de fácil entendimento, clara e rápida de ler, sem termos muito técnicos (apresentação impressa e digital)
5- Mostrar que o projeto terá continuidade, planejando o futuro, mostrar que existem novas possibilidades.
6- Criar propriedades diferenciadas do que já é feito com criatividade.
7- É muito mais simples para empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro, por isso fique atento a possibilidades de permuta. Busque também empresas que poderão ser parceiras neste sentido, oferecendo o que o projeto necessita para ser executado.
8- Negociar como quem está vendendo um produto e não como se tivesse pedindo algo. Não ponha perfil filantrópico na negociação.
9- Se seu possível patrocinador não acreditar que vale a pena utilizar o marketing esportivo, fale com ele sobre o que postamos sobre a comunicação saudável com Marketing Esportivo (link da matéria).
10- Se você tiver uma verba, vale a pena contratar um profissional para elaborar o projeto e formatar sua apresentação. Não se esqueça de relatar o custo deste profissional na planilha de gastos do projeto!
Boa sorte !!!
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