Programa Transforma leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas mineiras.

Publicado em 05/08/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Transforma é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os Valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se nos Jogos.

O programa oferece material didático de referência sobre os Movimentos Olímpico e Paralímpico (como História, Jogos, simbologia e valores) e sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam o protagonismo e a criatividade dos alunos.

Como participar

A proposta do Transforma é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do país criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar. As escolas podem acessar livremente o conteúdo pedagógico do Transforma na internet pelo site, que inclui: Material didático de referência, Cursos de formação, Desafios escolares.

Os conteúdos são atualizados periodicamente no site do Transforma e em plataformas de educação parceiras do programa.

Além disso, em 2014, o Transforma atende diretamente um grupo de escolas do Rio de Janeiro, onde realiza visitas periódicas para acompanhamento das atividades e promove cursos presenciais de formação e de capacitação em esportes Olímpicos e Paralímpicos.

Lançamento do Transforma em Minas Gerais

O Governo de Minas, por meio do Núcleo de Articulação Minas 2016, abre a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 a um ano do evento. Nesse contexto a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) lançaram em (04/08), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o ‘Programa Transforma’, uma  parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que vai oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar.

O Transforma apresenta-se como uma proposta de legado das Olimpíadas, sendo assim, será lançado durante a cerimônia de abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), uma ação conjunta entre a SEE e a Seesp. A competição e o transforma possuem objetivos estratégicos confluentes. São ferramentas pedagógicas que valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens de forma educativa e democrática. A solenidade do Jemg reunirá aproximadamente 5,6 mil alunos-atletas de 227 municípios, envolvendo 672 escolas públicas e particulares.

Implantação do Transforma em Minas Gerais

A primeira fase do programa será voltada à capacitação de analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino que apoiarão suas escolas nas ações do programa. Também haverá a oferta de cursos de formação on-line para os supervisores escolares, professores de Educação Física e educadores que atuarão como tutores dos alunos no papel de agentes jovens. Todos esses profissionais serão capacitados a partir da adesão de suas escolas ao programa. O curso conta com a oferta de materiais didáticos que auxiliarão no trabalho dos Jogos Olímpicos como tema transversal nas diversas disciplinas cursadas no ensino básico.

Cada escola participante receberá uma placa do Programa dizendo que ela é uma escola Transforma para ser afixada e um material de sensibilização, referentes aos valores.

O ‘Programa Transforma’ contará ainda com a realização de desafios e oficinas para as escolas participantes. Em todas essas atividades, os agentes jovens atuarão como multiplicadores das boas práticas que o esporte pode proporcionar.

Fonte: Rio 2016 e SEESP (Secretaria de Estado de Esportes)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais