Com apenas 16 anos, Rafaela Maciel já coleciona competições e troféus. Decidida que quer seguir sua carreira no atletismo, a atleta de Poços de Caldas sabe que para isso vai precisar de muita dedicação, o que ela tem de sobra!
Confira a entrevista completa do Observatório do Esporte de Minas Gerais:
Quando você decidiu se tornar uma atleta? Como foi o início?
Eu estava praticando atletismo nas aulas de Educação Física na escola quando meu professor disse que estava indo bem, fazendo os exercícios corretamente e me convidou para entrar na equipe. A partir daí eu me dediquei e conquistei tudo que conquistei até o ano passado.
Qual a maior desafio você enfrentou ou enfrenta no esporte? E como superou?
Geralmente o maior desafio são as lesões. Mas eu vou superando a cada etapa do tratamento e, graças a Deus, melhorei bastante.
Quais as principais mudanças que o esporte trouxe à sua vida?
Melhorei muito em relação à concentração e à responsabilidade, não só no esporte mas na minha vida pessoal.
Para você, o que significa o esporte?
É uma coisa muito importante para todos que praticam, é onde se sente uma paz e, para quem gosta de verdade, muda completamente a vida.
Quais foram suas principais conquistas até agora?
Foram dois campeonatos brasileiros escolares, nos quais fiquei em segundo lugar; dois sul-americanos em que fiquei também em segundo lugar e fui campeã brasileira no ano passado.
Qual a sensação de ter sido premiada no “Melhores do Ano 2016”?
Eu fiquei muito feliz porque é a forma de ficarmos sabendo que toda nossa dedicação, todo o nosso suor foi recompensado. É muito bom!
Um recado para os jovens que queiram praticar o esporte ou que estão começando.
Por mais difíceis que sejam as coisas, se você se dedicar, se esforçar e gostar realmente daquilo que faz, terá um grande desempenho e um grande futuro no esporte.