O portal Cyclingnews apresentou no dia 02 de maio, relatório de patrocínio profissional feito em parceria com especialistas em avaliação de Patrocínio da REPUCOM (conhecida empresa de consultoria em marketing esportivo). O documento teve com objetivo analisar o valor do patrocínio comercial no ciclismo profissional, especialmente na Europa.
O relatório tem 20 páginas e contém análises e informações gráficas que detalham a importância e o impacto do patrocínio nas principais equipes e maratonas do esporte.
Segundo o relatório, a média de exposição na mídia, ou seja, o valor publicitário por equipe da UCI WorldTour( uma das três categorias do ciclismo profissional), é de 88 milhões e quatrocentos dólares, representando retornos significativos para os patrocinadores do ciclismo profissional. Com a cobertura televisiva do ciclismo profissional, o valor tem aumentado à medida que o esporte captura novos mercados. O retorno total da exposição na TV gira em torno de 2 bilhões de dólares.
A “Tour de France”- importante competição mundial de ciclismo- é responsável por cerca de quatro quintos da exposição anual das equipes mundiais e domina o valor comercial do ciclismo. O sucesso da equipe Sky no ano passado na “Tour de France” por exemplo, gerou mais de 550 milhões de dólares em valor publicitário aos patrocinadores, um valor quatro vezes maior que da equipe adversária.
Apesar dos escândalos de doping e do impacto causado pela crise econômica global, o valor do patrocínio no ciclismo profissional continua forte. Poucos esportes podem oferecer um retorno em investimento e uma estreita ligação entre a enorme base de participantes no mundo e a elite do esporte. A pesquisa demonstra que os fãs de ciclismo são mais engajados com as marcas no esporte em comparação a outros públicos desportivos.
Apesar das diferenças existentes entre os mecanismos de patrocínio no Brasil e na Europa, o relatório evidencia que o ciclismo, assim como os demais esportes, se bem trabalhados são capazes de trazer significativos retornos publicitários aos patrocinadores.
O relatório é muito interessante, mas está em inglês, quem se interessar poderá baixá-lo, clicando aqui.
Fonte: Ciclominas