Rugby em cadeira de rodas e a luta contra preconceitos

Publicado em 17/07/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, apresentarão ao público do país com mais detalhes o rugby em cadeira de rodas, criado no final dos anos 70, no Canadá. A modalidade adquiriu rápida e ampla difusão no esporte paralímpico mundial. No Brasil a prática ainda se desenvolve, procura adeptos e sofre contra o preconceito externo por convidar deficientes físicos para um jogo de natureza assumidamente bruta.  Desde 2005, a Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas (ABRC) organiza o esporte no país, que já conta com 13 clubes filiados, espalhados por todo o Brasil.

Presente no programa das Paralimpíadas desde 1996, em Atlanta, a modalidade nasceu com a alcunha de Murderball (bola assassina), por seu caráter agressivo, mas com regras muito mais parecidas com o basquete em cadeira de rodas. No entanto, adotou o nome “rugby” por uma finalidade midiática, também por ser uma prática essencialmente de choque. De similaridade com o esporte da bola oval, exalta ainda o cavalheirismo de tratamento entre os adversários.
No entanto, a natureza do esporte inspira confronto ideológico que parte de alas ligadas a reabilitação clínica de deficientes. Os adeptos da modalidade têm enfrentado os questionamentos com argumentos de respostas positivas de atletas cadeirantes na incursão ao rugby.

Existe um embate com o pessoal de reabilitação. Existe o preconceito, de gente que vê o tetraplégico como coitadinho, por achar que é um esporte violento. Costuma-se encaminhar os deficientes mais para esportes individuais, tem uma dificuldade por causa disso. Existe a percepção do risco à saúde dos atletas. Mas falta informação, de uma forma geral. Tem o aspecto agressivo, sim. Mas o rugby em cadeira de rodas traz muito mais benefícios do que malefícios. Nunca vi ninguém machucar a coluna de novo neste esporte, que é o principal medo deles”, afirma Rafael Botelho, assistente técnico da seleção brasileira e treinador do Gladiadores, time de Curitiba.
“É um esporte que tem um contato, só não pode ter contato físico, mas de cadeira o contato é muito grande. Mas com equipamento específico. É um esporte violento, de certa forma. Mas é um esporte com um processo de reabilitação muito grande. Vejo com bons olhos, com pessoas evoluindo fisicamente graças ao esporte. Os atletas estão bem à frente fisicamente em relação a pessoas com a mesma deficiência que não praticam esporte”, endossa Moises Batista, jogador da seleção, mas com participações em duas Paralimpíadas na natação e uma medalha para pan-americana nas piscinas.

O técnico Rafael Botelho aponta para a raridade de mulheres em ação na modalidade no país: “se já existe o preconceito com homens, imagina com as meninas, que geralmente já lidam com a superproteção de famílias. Só tenho conhecimento de três jogando no Brasil, uma Campinas, outra em Brasília e uma aqui em Curitiba”.

JOGO TEM BOLA REDONDA E REGRAS QUE LEMBRAM O BASQUETE

Apesar da referência ao rugby de campo, a modalidade sobre rodas apresenta regras de disputa bem distintas. A bola não é oval, mas redonda, parecida com a usada no vôlei, para facilitar a manipulação de jogo por parte dos atletas deficientes.
As regras de disputa se assemelham com as do basquete para cadeirantes. Os times têm 12 segundos para ultrapassar a linha de meio-campo e 40 segundos para concluir a jogada.
Não existem categorias por nível de deficiência, mas os jogadores são avaliados por cotas funcionais (de 1,5 a 3,5 pontos), de acordo com o tipo de limitação. Cada equipe pode usar quatro atletas em quadra por vez, desde que a soma da cota deles não ultrapasse 8 pontos, por uma questão de equilíbrio coletivo.

SELEÇÃO BRASILEIRA LUTA PARA IR AO MUNDIAL

O time masculino do Brasil acaba de voltar de uma excursão à Polônia, onde saiu com a oitava colocação na Wheelchair Rugby Metro Cup 2013. O torneio serviu de preparação para o país, com vistas ao Pan-Americano da modalidade, que acontece de 12 a 20 de outubro, nos Estados Unidos.
Em setembro, os convocados vão se reunir para uma semana de treinamentos em Niterói. Atualmente o grupo trabalha em Saquarema, em cessão temporária do centro da Confederação Brasileira de Vôlei. Tudo em parte do cronograma de preparação para o grande objetivo do ciclo, os Jogos do Rio daqui a três anos.
“Temos três anos e meio para preparar o pessoal, mas enfrentaremos times com mais de 20 anos de estrada. Os Estados Unidos são sempre os favoritos, pelo sistema de reabilitação fantástico que têm. Acho que podemos pensar em até um 5º lugar. Ainda é cedo para pensar em uma medalha internacional”, diz Rafael Botelho, da seleção brasileira.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias,  ABRCpt.wikipedia.org/wiki/Rugby,

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet