Saiba mais sobre a ansiedade pré competitiva

Publicado em 20/06/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Uma competição a vista é motivo de ansiedade independendo da importância da prova, e este fator pode ser determinante no seu desempenho. É fácil notar que algo não está normal, difícil é manter isso sob controle, por exemplo: pensar incessantemente na competição, gerando aquele frio na barriga, ou preocupar-se com a hidratação, e beber líquidos seguidamente.

Portanto, o comportamento ansioso é expresso de diferentes formas em cada pessoa, mas no dia anterior à competição e nos momentos que a precedem estes comportamentos podem determinar o bom ou mau desempenho.

Existe uma distinção importante a ser destacada quanto à ansiedade, para entendermos como administrá-la da melhor maneira possível: a ansiedade característica, e a ansiedade momentânea. A primeira está relacionada aos valores pessoais, e à tendência que o indivíduo, incorporou ao longo de sua vida, de perceber situações de maneira ameaçadora ou não, apresentando respostas coerentes ou não. A segunda é a variação de estados psicológicos e físicos muito ou pouco antes, durante, e depois dos acontecimentos – é aqui que entra a ansiedade pré competitiva.

Independendo do tipo, quanto mais ansioso está o atleta, mais chances de haver comprometimento de seu desempenho; e para que isso não ocorra, é importante saber lidar com a ansiedade em geral, mas, por hora, destacaremos a ansiedade antes da competição. É inevitável que surja ansiedade pré-competitiva, então é imprescindível que o atleta tente tomar conhecimento de que aspectos são ameaçadores naquela situação: se é o receio de não alcançar objetivos ou metas traçadas, ou incertezas quanto ao desempenho dos demais competidores, ou ainda a preocupação com o início, ou o desandar da prova, dentre outras possibilidades.

Assim que tomar conhecimento do que o está incomodando, tentar interpretar essas incertezas e dúvidas de maneira inversa, como fator facilitador ou estimulante. É a incerteza transformada na certeza de que aquilo sairá melhor do que se imaginava, a dúvida quanto ao rendimento dos outros gerando pensamento certo e positivo de que seu desempenho será o melhor possível, independendo dos demais, e assim por diante. Lembre-se, saber direcionar é a melhor maneira de administrar uma ansiedade pré-competitiva.

 
 
Fonte:ativo.com
Autor:Paulo R.V.Oppermann
Foto: Getty Images
Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais