Uma competição a vista é motivo de ansiedade independendo da importância da prova, e este fator pode ser determinante no seu desempenho. É fácil notar que algo não está normal, difícil é manter isso sob controle, por exemplo: pensar incessantemente na competição, gerando aquele frio na barriga, ou preocupar-se com a hidratação, e beber líquidos seguidamente.
Portanto, o comportamento ansioso é expresso de diferentes formas em cada pessoa, mas no dia anterior à competição e nos momentos que a precedem estes comportamentos podem determinar o bom ou mau desempenho.
Existe uma distinção importante a ser destacada quanto à ansiedade, para entendermos como administrá-la da melhor maneira possível: a ansiedade característica, e a ansiedade momentânea. A primeira está relacionada aos valores pessoais, e à tendência que o indivíduo, incorporou ao longo de sua vida, de perceber situações de maneira ameaçadora ou não, apresentando respostas coerentes ou não. A segunda é a variação de estados psicológicos e físicos muito ou pouco antes, durante, e depois dos acontecimentos – é aqui que entra a ansiedade pré competitiva.
Independendo do tipo, quanto mais ansioso está o atleta, mais chances de haver comprometimento de seu desempenho; e para que isso não ocorra, é importante saber lidar com a ansiedade em geral, mas, por hora, destacaremos a ansiedade antes da competição. É inevitável que surja ansiedade pré-competitiva, então é imprescindível que o atleta tente tomar conhecimento de que aspectos são ameaçadores naquela situação: se é o receio de não alcançar objetivos ou metas traçadas, ou incertezas quanto ao desempenho dos demais competidores, ou ainda a preocupação com o início, ou o desandar da prova, dentre outras possibilidades.
Assim que tomar conhecimento do que o está incomodando, tentar interpretar essas incertezas e dúvidas de maneira inversa, como fator facilitador ou estimulante. É a incerteza transformada na certeza de que aquilo sairá melhor do que se imaginava, a dúvida quanto ao rendimento dos outros gerando pensamento certo e positivo de que seu desempenho será o melhor possível, independendo dos demais, e assim por diante. Lembre-se, saber direcionar é a melhor maneira de administrar uma ansiedade pré-competitiva.
Fonte:ativo.com Autor:Paulo R.V.Oppermann Foto: Getty Images