Quer organizar uma Corrida Rústica? Veja as dicas!

Publicado em 19/06/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Um dos eventos esportivos mais comuns nos municípios do interior de Minas Gerais é a Corrida Rústica ou Corrida de Rua. Geralmente as corridas são realizadas em datas comemorativas, como Aniversário da Cidade ou como apoio a alguma causa beneficente, por exemplo, em prol de pacientes com câncer.

A realização de uma corrida é uma ótima oportunidade de estimular os cidadãos a saírem do sedentarismo e iniciarem uma prática esportiva regular, uma vez que para participar de uma corrida é importante que antes, o corredor treine, ou seja, se prepare fisicamente para a competição.

Mas, para que tudo dê certo é importante que o organizador se atente a alguns detalhes importantes, veja:

 DATA DO EVENTO

Na primeira edição, é comum o organizador, pela falta de vivência, não observar os Calendários de corridas nos municípios da Região. Muitos primeiros eventos nunca mais ocorrerão, porque, simplesmente foram um fracasso de participantes. É que alguém não teve o cuidado de observar que, naquele dia, naquele mesmo horário, havia uma cidade da região fazendo sua tradicional décima-e-tanta edição de uma idêntica corrida de rua, com premiação e organização comprovada. Claro que quanto mais corridas acontecerem, melhor para os corredores, porém, se o objetivo for oferecer lazer para a comunidade e receber centenas de visitantes turistas de outras cidades, uma boa pesquisada nos calendários será obrigatória. Muitas vezes dá para fazer na mesma data de outro evento da região, porém, fazê-lo no período da tarde ou da noite, por exemplo, não coincidindo com o outro evento marcado.

Prefeituras costumam realizar corridas em comemoração ao Aniversário da Cidade, não se importando se o feriado municipal cairá em dia de semana. Obvio que o evento tem como público principal as comunidade do local, mas o ideal, é que a corrida seja aberta para os corredores de outras localidades. A corrida pode ser realizada por exemplo, no domingo ou sábado anterior ou posterior ao aniversário comemorado.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Muitos organizadores tem a errônea concepção de que a realização de uma corrida de rua significa arcar com altos custos. Na verdade, existem diversas formas de se reduzir os custos . Claro que a corrida deve oferecer o máximo de conforto para os participantes, mas nem sempre é necessário gastar milhões com a aquisição de camisas, alfinetes, senhas, chips, principalmente se a corrida for voltada para crianças… Para que a corrida dê certo e aconteça novamente nos próximos anos, deve-se começar aos poucos, aprimorando a cada ano os equipamentos oferecidos aos corredores.

A divulgação também é uma boa oportunidade de reduzir custos. A internet através de sites, redes sociais e malas diretas são importantes canais de divulgação da corrida.

Também é importante que os organizadores busquem empresas apoiadoras que poderão auxiliar em muito no custeamento do evento. A empresa que se associar nesse tipo de evento, vai ter um investimento insignificante com um retorno expressivo – acima de tudo, o retorno do envolvimento social – que é um componente forte no âmbito de Cidadania e o retorno é impagável.

ESTRUTURA OFERECIDA AOS CORREDORES

Mesmo sem experiência na realização de uma corrida de rua é comum o organizador, ao fazer sua primeira prova querer a participação do maior número de pessoas participantes.  É preciso atentar-se a possíveis problemas de estrutura que muitas vezes é  insuficiente para atender os corredores da melhor forma possível. A falta de estrutura pode resultar em bagunça e desgaste dos organizadores, voluntários e participantes. Pense nos banheiros químicos, água, atendimento médico, etc. Uma dica para os organizadores iniciantes é que comecem devagar, sem pretensão de atingirem um mega-número de participantes. Com o decorrer dos anos, ganhando experiência a equipe de servidores e voluntários conseguirão organizar uma corrida de médio e grande porte.

PREMIAÇÃO

Muitos organizadores sonham em realizar corridas de rua em suas comunidades e simplesmente desistem, quando se deparam com as planilhas de custo, por exemplo, de itens como troféus e medalhas. Funcionários dos Clubes, empresas, pessoas do setor de Compra, Secretários, Diretores de esporte sem a vivência no mundo das corridas rústicas, podem cancelar projetos que seriam viáveis e baratos, pela simples inexperiência em gastar cada centavo disponível para a realização do evento. Troféus para cada categoria são normalmente três e não há necessidade de serem grandes.Pelo contrário, para a maioria das corridas de rua, devem ser os menores possíveis – o valor é o mesmo para o verdadeiro pedestrianista. Portanto, pesquisem o preço dos troféus que, mesmo sendo menores, terão o mesmo valor desportivo-sentimental para quem merecê-los. Desta forma vai sobrar numerários que poderão ser utilizados: na aquisição de mais medalhas,troféus e demais gastos. Da mesma forma, também não é obrigatório que se distribua medalhas para todos os participantes que concluírem a prova. Se o recurso for escasso, basta distribuir as três medalhas principais- ouro, prata e bronze.

A cerimônia de premiação também merece atenção. É importante que ela seja rápida mas emocionante. Uma cerimônia demorada e cansativa, pode irritar os espectadores e autoridades presentes. Além disso,  pode-se colocar uma autoridade para entregar todos os prêmios, para que a cerimônia seja mais rápida.

Ficando atento a estes detalhes a corrida rústica do seu município poderá ser um sucesso e crescer a cada ano.

Leia mais: José Jorge e Joãozinho Cica são corredores de rua. Eles contam sua experiência nas corridas rústicas e dão dicas aos organizadores, veja:http://migre.me/f5Hv4

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais