Saiba o suplemento certo para cada competidor de alto rendimento

Publicado em 06/11/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Veja os suplementos recomendados para antes, durante e depois do treino.

Ainda que possam ser usados por “amadores”, caso haja indicação de médico ou nutricionista, os suplementos alimentares são essencialmente destinados aos atletas de alto rendimento. É assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica os produtos dessa categoria aprovados para consumo. Febre entre praticantes de atividade física moderada, a suplementação pode pesar no bolso e na saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos tipos e às dosagens do produto para cada caso e, claro, sempre procurar orientação especializada antes do consumo.

Além do risco de sobrecarregar órgãos, como rins e coração, suplementos tomados sem recomendação podem ser apenas um gasto desnecessário no orçamento. O alerta é do professor Bruno Gualano, do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. “Tudo depende de quanto você consome na sua dieta. Se não estiver em falta no organismo e for apenas um algo a mais, o seu corpo excreta, joga fora”, explica.

Os suplementos recomendados para atletas também não funcionam 100% em praticantes de atividade física em busca de um corpo mais saudável e modelado. De acordo com Bruno Gualano, os chamados suplementos ergogênicos, indicados para adiar a fadiga e aumentar o desempenho, dão resultado quase insignificante para amadores, mas podem ser o diferencial entre atletas. “Desde que indicados por um especialista, os melhores são os suplementos proteicos e à base de carboidratos. Os ergogênicos não fazem grande diferença para amadores, melhora pouquíssimo o desempenho, uns 3% em média”, ressalta. Já entre competidores, ele afirma que o reforço ergogênico pode definir o pódio.

Tipos e indicações

O nutricionista Renato França classificou os suplementos recomendados para antes, durante e depois do treino. O uso de qualquer produto, no entanto, só deve ser feito sob a orientação de um especialista

Pré-treino
Suplementos à base de carboidratos
Aminoácidos
Antioxidantes, como vitamina C, por exemplo
Estimulantes

Durante os treinos (apenas para atletas de alta performance, que praticam exercícios intensos, contínuos e prolongados)
Sachês de carboidratos em gel
Repositores de eletrólitos e carboidratos, como isotônicos
Aminoácidos
Barras de proteína
Shakes de carboidratos e proteínas
Cápsulas de bicarbonato de sódio

Pós-treino
Suplementos à base de carboidratos
Aminoácidos
Antioxidantes

Matéria publicada no site Super Esportes.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais