Veja os suplementos recomendados para antes, durante e depois do treino.
Ainda que possam ser usados por “amadores”, caso haja indicação de médico ou nutricionista, os suplementos alimentares são essencialmente destinados aos atletas de alto rendimento. É assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica os produtos dessa categoria aprovados para consumo. Febre entre praticantes de atividade física moderada, a suplementação pode pesar no bolso e na saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos tipos e às dosagens do produto para cada caso e, claro, sempre procurar orientação especializada antes do consumo.
Além do risco de sobrecarregar órgãos, como rins e coração, suplementos tomados sem recomendação podem ser apenas um gasto desnecessário no orçamento. O alerta é do professor Bruno Gualano, do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. “Tudo depende de quanto você consome na sua dieta. Se não estiver em falta no organismo e for apenas um algo a mais, o seu corpo excreta, joga fora”, explica.
Os suplementos recomendados para atletas também não funcionam 100% em praticantes de atividade física em busca de um corpo mais saudável e modelado. De acordo com Bruno Gualano, os chamados suplementos ergogênicos, indicados para adiar a fadiga e aumentar o desempenho, dão resultado quase insignificante para amadores, mas podem ser o diferencial entre atletas. “Desde que indicados por um especialista, os melhores são os suplementos proteicos e à base de carboidratos. Os ergogênicos não fazem grande diferença para amadores, melhora pouquíssimo o desempenho, uns 3% em média”, ressalta. Já entre competidores, ele afirma que o reforço ergogênico pode definir o pódio.
Tipos e indicações
O nutricionista Renato França classificou os suplementos recomendados para antes, durante e depois do treino. O uso de qualquer produto, no entanto, só deve ser feito sob a orientação de um especialista
Pré-treino
Suplementos à base de carboidratos
Aminoácidos
Antioxidantes, como vitamina C, por exemplo
Estimulantes
Durante os treinos (apenas para atletas de alta performance, que praticam exercícios intensos, contínuos e prolongados)
Sachês de carboidratos em gel
Repositores de eletrólitos e carboidratos, como isotônicos
Aminoácidos
Barras de proteína
Shakes de carboidratos e proteínas
Cápsulas de bicarbonato de sódio
Pós-treino
Suplementos à base de carboidratos
Aminoácidos
Antioxidantes
Matéria publicada no site Super Esportes.