SEEJ procura equipes e atletas de hóquei sobre grama

Publicado em 30/10/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email


A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) está à procura de atletas, técnicos e equipes praticantes de hóquei sobre grama.

Com a proximidade das Olimpíadas do Rio 2016, o Governo de Minas negocia com diversos Comitês Olímpicos, a vinda de seus atletas e equipes para treinarem em nosso estado. Recentemente, foi assinado protocolo de intenções com o Comitê Olímpico Britânico, que sediará seus treinamentos em Minas. Tendo em vista que os britânicos são referência mundial na modalidade no hóquei sobre grama – a equipe feminina conquistou o bronze em Londres 2012 e a masculina ficou em 4º lugar –, a SEEJ busca discutir com os envolvidos com a modalidade, sobre como desenvolvê-la em Minas Gerais, mapear equipes, locais de competição e constituir uma Federação Mineira de Hóquei. Os interessados em participar do trabalho de desenvolvimento da modalidade e de reuniões sobre o tema, já podem se cadastrar. Posteriormente será feito contato para o agendamento dos encontros.

A modalidade

O hóquei sobre a grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. O jogo foi criado pelos ingleses em finais do século XIX. Até os anos 70, Índia e Paquistão foram as grandes potências da modalidade. Atualmente, o hóquei já se popularizou no mundo, não só como um esporte masculino, mas também, feminino.

 A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Só em Amsterdã, em 1928, que o esporte passou a contar com um quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer nos jogos de 1980, em Moscou.

No Brasil, somente na década de 80, os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte é que passou a participar regularmente de torneios continentais.

 Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano. Em 2007, o primeiro campo oficial foi construído no país, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, para os XV Jogos Pan-Americanos.

No mesmo local ocorreu, em abril de 2010, o 7º Campeonato Sul-Americano de Hóquei Sobre a Grama, que teve a participação das equipes de homens e mulheres do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Matéria: Renata Silva (SEEJ), Portal Terra

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais