O caminho para o título de campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) está quase no fim. Nesta sexta-feira (23), acontecem as semifinais entre as equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, handebol e vôlei, nas três divisões da competição. Os jogos começam a partir das 9h15 nos vários complexos esportivos de Uberlândia. Já as finais acontecem no sábado.
Minas Gerais marca presença nas partidas decisivas de todas as modalidades. Oito equipes entram em quadra hoje em busca da vitória: cinco delas em semifinais e três nas disputas de 5º e 6º lugares.
De olho da vaga na decisão dos JUBs, o time de handebol feminino da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem pela frente as roraimenses da UFRR. Já no masculino, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) enfrenta a equipe da Unifor, do Ceará.
A UFRR é a adversária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na semifinal do basquete masculino. Já a Estácio/Atual, também de Roraima, realiza confronto com a UFLA no voleibol feminino.
Única equipe mineira na primeira divisão dos JUBs, a Unipac, de Uberlândia, tem que bater a UPIS, do Distrito Federal, para chegar a final dos jogos.
Nas partidas decisivas para definir os 5º e 6º colocados da competição, a UFU enfrenta as gaúchas da UFRGS, pelo basquete feminino. A Universidade Federal de São João del-Rei tem pela frente a Universo-RS, pelo futsal feminino, e a UFMG pega a UFCG, da Paraíba no masculino.
Para mais informações sobre as tabelas com horário e local de cada jogo das semifinais e finais, basta acessar o Boletim Oficial Geral Nº 6 no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário: www.cbdu.org.br.
Os Jogos. Cerca de 5 mil pessoas entre alunos-atletas, oficiais e integrantes de comissões técnicas participam do evento – número recorde na comparação com todas as outras 62 edições dos JUBs. A competição, que se iniciou no último dia 15, contou neste ano com a disputa de 13 modalidades nas categorias masculina e feminina: vôlei, futsal, basquete, handebol, judô, atletismo, natação, xadrez, vôlei de praia, tênis e ginástica rítmica (essa somente na categoria feminina). As novidades deste ano foram as estreias do badminton e do tênis de mesa na competição.
Para chegar à competição nacional, os atletas e equipes passaram pelas etapas estaduais, municipais e regionais, em que participaram 520 Instituições de Ensino Superior e 58 mil alunos entre 18 e 24 anos.
A realização do JUBs em Uberlândia conta com aportes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) que aplica R$5,5 milhões na competição e da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), responsável pelo repasse de R$ 1,2 milhão destinado ao transporte terrestre das equipes e atletas.
Muito além de disputas entre equipes, os Jogos Universitários Brasileiros têm como objetivo fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos, além de possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino Superior para o cenário esportivo nacional e internacional.
Matéria: Renata Silva/SEESP