O início de 2018 foi agitado para os tenistas e entusiastas da modalidade. Além dos mineiros que marcaram presença nas principais competições dentro e fora do país, houve despedida de um grande atleta.
A Copa Davis, maior competição de tênis por equipes do mundo, já começou na República Dominicana e o Time Correios Brasil manteve o seu favoritismo nas duplas. O belo-horizontinho Marcelo Melo e seu companheiro de quadra Marcelo Demoliner venceram a dupla dos anfitriões Nick Hardt e José Olivares por 2 sets a 0 e deixaram o Brasil em vantagem de 2 a 1 na série melhor de cinco duelos do confronto diante da República Dominicana pelo Zonal Americano I da competição.
Aos 34 anos, Marcelo Melo é o número 1 do ranking mundial de duplas desde 2015, feito que somente Gustavo Kuerten e Maria Ester Bueno conquistaram. Dos quatro torneios do Grand Slam de Tênis* (Australian Open, Torneio de Wimbledon, o US Open e o Roland Garros), Marcelo já venceu dois deles, em 2015, quando foi campeão do Roland Garros e em 2017, quando foi campeão do Torneio de Wimbledon, todos eles de duplas.
………………………………………………………………………………………………………………………………….
Despedida das quadras
Depois de mais de 21 anos como profissional, o mineiro André Sá deu adeus ao tênis profissional na última quarta-feira (20/02), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, ao ser eliminado da chave de duplas do Brasil Open. Atuando ao lado de Thomaz Bellucci, o mineiro de 40 anos caiu na segunda rodada do ATP** – torneio da Associação de Tenistas Profissionais – realizado em quadras de saibro com uma derrota para os argentinos Federico Delbonis e Maximo Gonzalez, por 2 sets a 0.
André já havia anunciado que iria se aposentar após os torneios da ATP realizados no país e agora se dedicará a treinar o brasileiro Thomaz Belucci, que foi sua dupla no Brasil Open.
Vários atletas da modalidade prestaram homenagens na despedida de André, dentre eles Rafael Nadal, Leander Paes, Max Mirnyi, Mate Pavic, Oliver Marach, e os brasileiros (e também mineiros) Bruno Soares e Marcelo Melo e Thomaz Bellucci:
Parabéns por tudo o que você conquistou e de tudo o que representa para o tênis, André! Boa… https://t.co/6AuxmDqlqs
— Thomaz Bellucci (@BellucciOficial) March 2, 2018
“The most important things for me were the friendships I built up over the years. …It’s priceless.” 🗨️
After 23 years on the ATP Tour, @Andre_Sa77 retires from professional tennis 👏
➡️ https://t.co/YcRrDe3l0w pic.twitter.com/wJkTk93bHE
— ATP World Tour (@ATPWorldTour) March 1, 2018
O tricampeão de Roland Garros e um dos maiores tenistas brasileiros, Gustavo Kuerten (Guga), também prestou sua homenagem a André:
“Ele é o diplomata da ATP, sai cumprimentando todo mundo e fala sete línguas. Quando ia treinar com ele no clube tinha que chegar umas sete horas antes porque ele ia falando com todo mundo. Temos que lembrar também que ele fez quartas em Wimbledon. É um cara que ainda vai contribuir muito com o tênis, tem um temperamento bom para viajar e aguenta bem o circuito. Seu papel em relação ao tênis brasileiro pode ser maior ainda nos próximos anos”
Nascido em Belo Horizonte, André Sá é um exímio duplista que já conquistou 11 torneios ATP na carreira,ficando atrás somente dos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo. O atleta também conseguiu onze títulos de simples em competições de nível Challenger (série internacional de torneios masculinos de tênis profissional, que permite aos jogadores ganhar pontos no ranking suficientes para tentar entrar no nível dos torneios ATP), sendo o terceiro brasileiro com maior número de conquistas neste porte e conquistou outros 34 Challenger em duplas. Além disso, Sá já foi 17º do mundo nas duplas e fez semifinal no Torneio de Wimbledon em 2007 com Marcelo Melo. Em simples ele já esteve no top 50 mundial e fez quartas de final no Torneio de Wimbledon, em 2002. Além disso, Sá foi medalhista de ouro nos jogos Pan–
* Grand Slam de Tênis: os quatro torneios do Grand Slam são os mais importantes eventos de tênis do ano, em termos de pontos no ranking mundial, tradição, valor dos prêmios em dinheiro e de atenção do público. São eles: o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open, que acontecem nesta ordem. Tanto o Australian Open como o US Open são jogados em quadras duras (de concreto, asfalto ou acrílico), enquanto o Roland Garros é jogado em quadra de saibro e Wimbledon em quadra de grama.
** ATP: A Associação de Tenistas Profissionais foi criada em 1972 para defender os interesses dos jogadores masculinos de tênis. Em 1990, a Associação começou a organizar os principais torneios mundiais da modalidade, atualmente conhecidos como Torneios da ATP.
Observatório do Esporte de Minas Gerais, com informações dos sites: globoesporte.com, Tênis Brasil