Como fazer sua rotina de exercícios sobreviver ao frio

Publicado em 16/05/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O final do outono que se aproxima é um lembrete constante da frase mais famosa de Game of Thrones: O inverno está chegando. Embora não tenhamos que enfrentar quilos de neve, monstros e gigantes, as temperaturas também caem em Minas Gerais. E muitas vezes caem o suficiente para tirar o ânimo de se exercitar durante alguns dias.

Durante o inverno é normal sentir mais fome, já que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Lado bom: o aumento do gasto calórico facilita o emagrecimento durante a estação. Lado ruim: este fator causa a vontade que muitas pessoas sentem de comer mais, dando preferência a pratos mais calóricos da estação, como massas e chocolates[1].

Disciplina é um princípio importante em toda prática esportiva para conseguir alcançar os resultados desejados. Por isso, reunimos 5 dicas para te ajudar a manter a sua rotina de exercícios, mesmo no frio:

1 – Seja flexível com o seu horário

Tente se exercitar em horários mais quentes Foto: Canvas

Tente se exercitar em horários mais quentes
Foto: Canvas

A combinação do frio da manhã com o sol tímido levantando aos poucos é capaz de tirar o ânimo de sair da cama, ainda mais de se exercitar. As pessoas que gostam de caminhadas, corridas e das academias ao ar livre tendem a sofrer ainda mais com isso. Se o frio estiver ganhando de você nas manhãs, pense em maneiras de mudar a sua rotina de trabalho e/ou estudos para se exercitar em horários mais quentes do dia.

2 – Use a roupa adequada

Em alguns dias, será impossível treinar com a mesma roupa que você usava no verão. Por isso, pense em investir em calças e blusas de manga longa apropriadas para exercícios físicos no frio.

3 – Pratique exercícios em ambientes fechados

Existem diversos exercícios para fazer em casa Foto: Canvas

Existem diversos exercícios para fazer em casa
Foto: Canvas

Melhor alternativa para evitar o vento gelado. As pessoas que possuem acesso a uma academia têm a oportunidade de se exercitarem em um ambiente controlado e quentinho. Quem não é membro de uma pode tentar compensar em casa nos dias de extremo frio, com diversos alongamentos, abdominais, agachamentos e alguns exercícios aeróbicos (pular corda, polichinelo, subir escadas, etc).

4 – Marque de se exercitar com alguém

É bem simples: um puxa o outro. O compromisso de não deixar alguém te esperando pode dar aquela motivação extra nos dias em que você não queria nem sair de casa.

5 – Se recompense depois de malhar

Você saiu, enfrentou o frio e fez seus exercícios. Nada mais justo do que recompensar seu esforço com um banho quente, uma comida especial ou um filme. Apenas tome cuidado com os excessos!

Observatório do Esporte

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte