Quarentena: não há motivo para deixar de praticar exercícios físicos

Publicado em 27/03/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

A crise do novo coronavírus, o COVID-19, está alterando a maneira de se praticar exercícios nos últimos dias. Para evitar o contágio e diminuir o ritmo de transmissão, as pessoas estão adotando o regime de quarentena e se preservando em casa. Nesse tempo, no entanto, você não precisa ficar parado e abandonar a prática de exercícios físicos. Manter uma rotina de atividades traz diversos benefícios ao sistema imunológico, auxiliando no combate a doenças físicas e psicológicas.

Medidas adotadas pelos governos restringem o funcionamento de comércios, transportes e escolas, funcionando apenas serviços essenciais. Tudo isso visa diminuir a transmissão do vírus. Em nota, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, a SBMEE, orienta, que sejam evitadas inclusive atividades ao ar livre em localidades do território nacional onde já foi orientada a quarentena. A nota diz ainda que a prática de exercícios deve ser adaptada para a realização na própria residência, de acordo com a faixa etária, estado físico e disponibilidade do indivíduo.

Com isso, o Observatório do Esporte reuniu alguns conteúdos que podem te auxiliar  e orientar na prática de exercícios em casa.

1) A primeira indicação é uma matéria publicada pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo. Nesta matéria, o professor de Educação Física Chico Salgado montou treinos especiais para fazer durante a quarentena.

Professor montou rotina de exercícios a serem feitos em casa. Imagem: Reprodução Fantástico/Globo

Professor montou rotina de exercícios a serem feitos em casa. Imagem: Reprodução Fantástico/Globo

Os exercícios podem ser encontrados no link: glo.bo/2UgPCre

2) A próxima indicação é do canal do YouTube Exercício em Casa“. Nesse vídeo, a profissional de educação física Lira Bueno traz exercícios aeróbios que podem ser praticados mesmo em ambiente com pouco espaço.

Esse segundo vídeo do mesmo canal, traz exercícios de respiração que auxiliam a lidar com o medo e a ansiedade durante esse período.

3) A próxima indicação também é de um vídeo do YouTube, do canal “Xtreme21”. Neste vídeo o profissional de educação física demonstra uma série de exercícios para os músculos do CORE.  Em seu canal também há outros vídeos com treinamentos aeróbios e para o fortalecimento de outros grupos musculares.

4) Mais uma indicação é o canal no YouTube “Carol Borba”. Neste canal é possível navegar por Playlists de acordo com o seu objetivo com o exercício. Os exercícios presentes no canal são mostrados ao ar livre, mas pode ser feito também dentro de casa. Neste vídeo, a educadora física indica atividades para o corpo todo, dando uma atenção especial para pernas e braços.

É importante lembrar que a prescrição de exercício físico geralmente varia de acordo com características específicas de cada indivíduo, tais como idade, estado de treinamento, seus objetivos, entre outros. A prescrição de um treinamento de forma individualizada, desenvolvido por um profissional de educação física, poderá gerar melhores resultados, pois avalia as características e necessidades de cada pessoa. Nesse caso, há atualmente vários profissionais da área que oferecem o serviço de prescrição de treinamento por meio de consultorias online.

Nota SBMEE: bit.ly/2QGE3HB

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Mova Minas – Aula com a toalha Mova Minas – Aula com a toalha

26/05 Mova Minas – Aula com a toalha