Uma das fases mais importantes na elaboração e execução de projetos e eventos esportivos é a captação de patrocínio, uma vez que o executor nem sempre possui todos os recursos financeiros necessários para uma boa realização do projeto/evento.
Um processo de captação de patrocínio mal direcionado, pode acarretar inúmeros prejuízos à entidade ou pessoa executora do projeto e dificultar a captação de patrocínio para novas empreitadas.
Pensando nisso, Ricardo Buarque, profissional especializado em Marketing esportivo listou os dez principais erros e acertos cometidos pelos atletas e equipes no processo de captação de recursos, veja:
OS DEZ MAIORES ERROS
- Ser arrogante e achar que patrocínio é uma espécie de filantropia onde a empresa de tem obrigação de apoiar a “sua causa”.
- Ser desinformado. Desconhecer o negócio do seu patrocinador e seus objetivos de marketing.
- Ser desatento e elaborar um projeto de patrocínio que inclua apenas os títulos conquistados esquecendo de elementos relevantes como: objetivos profissionais, contra-partidas para o patrocinador, clipping e valor justificado do investimento.
- Ser relapso. Não usar a logomarca do patrocinador. Pior: usar uma logomarca de um concorrente em algum evento em que a mídia esteja presente e que possa ser filmado ou fotografado.
- Ser intransigente. Colocar obstáculos quando a sua presença é solicitada.
- Ser preconceituoso. Não entender que os funcionários da empresa patrocinadora são os maiores avalistas da continuidade do seu apoio. Se eles não enxergarem a importância desta ação, dificilmente este compromisso será renovado.
- Ser acomodado. Não ser pró-ativo. Como o esporte não faz parte da vida diária da empresa, portanto cabe à entidade/atleta informar sobre seu calendário, seus principais objetivos de curto e longo prazo e onde o patrocinador pode ser inserido.
- Ser distante. Visitar a empresa patrocinadora apenas no momento da assinatura (e/ou renovação) do contrato.Participar de uma competição e o seu patrocinador descobrir isso apenas pelos jornais.
- Ser ingrato. Esquecer, no momento das vitórias, de agradecer o apoio do patrocinador, de preferência por escrito.
- Ser ganancioso. Não entender que os custos de um patrocínio pesam em qualquer orçamento empresarial e não ter flexibilidade para negociar.
OS DEZ MAIORES ACERTOS
- Ser profissional. Entender que patrocínio é negócio. Usar a logomarca do patrocinador em todas as suas atividades profissionais (treinos, competições, eventos, entrevistas).
- Ser “antenado”. Conhecer o negócio do patrocinador. A internet é uma boa fonte de pesquisa.
- Ser realista. Elaborar um projeto objetivo de patrocínio, cuja pedida financeira seja amparada por fatos que comprovem a validade do investimento.
- Ser consciente. Saber que todas as suas declarações à imprensa repercutem no patrocinador (as boas e más…). E que o seu comportamento social também é observado.
- Ser organizado. Fornecer à área de marketing e comunicação o seu calendário de atividades esportivas ao patrocinador e alertá-los sobre as competições mais importantes para você, suas alegrias e frustrações. Estabelecer um canal de comunicação constante.
- Ser atencioso. Estar disponível para eventos promovidos pelo patrocinador especialmente àqueles voltados para seus funcionários (quando não puder, não deixar de justificar).
- Ser pró-ativo. Identificar oportunidades novas de visibilidade, como visitas a projetos sociais apoiados pelo patrocinador, logomarca no website do atleta, etc.
- Ser parceiro. Não ser egoísta. Se colocar como mais um “membro” da equipe do patrocinador e ser solidário quando ele precisar de você nos momentos de dificuldade.
- Ser previdente. Entender que seu patrocínio depende da sua performance e não se expor a acidentes que poderiam ter sido evitados se você não se arriscasse tanto.
- Ser educado. Compartilhar com o patrocinador as suas conquistas e sempre após uma delas, agradecer o apoio e a confiança no seu talento.
Fonte:Interativa Artigos e Negócios Fotos:FreeDigitalPhotos