O Xadrez é um jogo de tabuleiro disputado por dois competidores. É um dos jogos mais populares do mundo. A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate no adversário.
São inúmeros os benefícios deste esporte para seus praticantes. Especialistas afirmam que a prática deste esporte contribui para o desenvolvimento da imaginação, memória, concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, estimula o hábito de refletir antes de agir, e ensina a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.
Para o mestre internacional Charles Partos o xadrez contribui para o desenvolvimento da atenção e a concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência; a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Além disso, a prática de xadrez tem valor inestimável no âmbito educacional, pois auxilia os alunos a construir o conhecimento e a assimilar os conteúdos. Os alunos praticantes deste esporte desenvolvem sua capacidade de encontrar seu próprio sistema de ação e a evitar soluções mecanizadas.
Por todos estes benefícios, a prática de xadrez é valorizada no ICMS Esportivo, sendo o Xadrez na Escola um dos tipos de atividades pontuadas nesta política. São considerados programas e projetos de Xadrez que utilizam a prática de xadrez como instrumento pedagógico em estabelecimentos de ensino.
Durante a análise do ICMS Esportivo este ano, percebemos que apenas 15, dos 250 municípios pontuados no ano- base 2011 apresentaram a atividade esportiva Xadrez na Escola. Vários fatores, ainda desconhecidos, são responsáveis por este indicativo, mas sem dúvida, grande parte dos municípios não valoriza esta prática por alguns destes motivos:
– Pelo fato de que na sua maioria, o Xadrez conta com poucos praticantes o que não resultaria numa pontuação relevante ao município ou;
– Por se tratar de uma atividade que acontece no dia a dia escolar, muitas vezes na aula de educação física, a comprovação da realização da atividade é dificultada.
Em relação a essas questões, é importante destacarmos que no ICMS Esportivo, quanto mais diversificada for a área esportiva do município, ou seja, quanto mais tipos e modalidades esportivas diferentes os municípios apresentarem, maior poderá ser a sua pontuação.
Isto é, não é apenas o número de participantes/atletas que determina a pontuação final, o cálculo leva em conta diversas outras questões.
A prática de Xadrez na Escola deve ser comprovada como qualquer outro tipo de atividade. Os tipos de documentos são os mesmos, podendo ser complementados com reportagens de jornais locais, informativos da prefeitura, vídeos, relatórios etc. O documento mais importante para comprovação é a ficha de inscrição/presença demonstrando os participantes das atividades de xadrez acontecidas nas escolas no ano base. Ou seja, é necessário que os municípios se empenhem em documentar suas próprias atividades esportivas independente de onde aconteçam, desenvolvendo assim a gestão esportiva local.
Por fim, exortamos os municípios a promoverem atividades de Xadrez na Escola não só visando melhor pontuação no ICMS Esportivo. Mas, principalmente buscando a melhoria do desempenho escolar das crianças e jovens através do exercício da atenção, raciocínio e criatividade. A utilização do jogo de xadrez na escola colabora para a formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades, memória e capacidade de planejar estrategicamente (Lima,2010).
LIMA, Sandra Vaz de. O Xadrez e a formação dos alunos.Postado em 15/02/2010. Disponível em:
http://www.artigonal.com/advertising-artigos/o-xadrez-e-a-formacao-dos-alunos-1863438.html. Acesso em 12 de novembro de 2012.
O valor educativo do Xadrez. Disponível em:http:// www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/artigo3.htm. Acesso em 12 de novembro de 2012.
Xadrez. http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez. Acesso em 12 de novembro de 2012.
O XADREZ NA ESCOLA
Publicado em 12/11/2012 por Aline Galantinni Silva
O Xadrez é um jogo de tabuleiro disputado por dois competidores. É um dos jogos mais populares do mundo. A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate no adversário.
São inúmeros os benefícios deste esporte para seus praticantes. Especialistas afirmam que a prática deste esporte contribui para o desenvolvimento da imaginação, memória, concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, estimula o hábito de refletir antes de agir, e ensina a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.
Para o mestre internacional Charles Partos o xadrez contribui para o desenvolvimento da atenção e a concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência; a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Além disso, a prática de xadrez tem valor inestimável no âmbito educacional, pois auxilia os alunos a construir o conhecimento e a assimilar os conteúdos. Os alunos praticantes deste esporte desenvolvem sua capacidade de encontrar seu próprio sistema de ação e a evitar soluções mecanizadas.
Por todos estes benefícios, a prática de xadrez é valorizada no ICMS Esportivo, sendo o Xadrez na Escola um dos tipos de atividades pontuadas nesta política. São considerados programas e projetos de Xadrez que utilizam a prática de xadrez como instrumento pedagógico em estabelecimentos de ensino.
Durante a análise do ICMS Esportivo este ano, percebemos que apenas 15, dos 250 municípios pontuados no ano- base 2011 apresentaram a atividade esportiva Xadrez na Escola. Vários fatores, ainda desconhecidos, são responsáveis por este indicativo, mas sem dúvida, grande parte dos municípios não valoriza esta prática por alguns destes motivos:
– Pelo fato de que na sua maioria, o Xadrez conta com poucos praticantes o que não resultaria numa pontuação relevante ao município ou;
– Por se tratar de uma atividade que acontece no dia a dia escolar, muitas vezes na aula de educação física, a comprovação da realização da atividade é dificultada.
Em relação a essas questões, é importante destacarmos que no ICMS Esportivo, quanto mais diversificada for a área esportiva do município, ou seja, quanto mais tipos e modalidades esportivas diferentes os municípios apresentarem, maior poderá ser a sua pontuação.
Isto é, não é apenas o número de participantes/atletas que determina a pontuação final, o cálculo leva em conta diversas outras questões.
A prática de Xadrez na Escola deve ser comprovada como qualquer outro tipo de atividade. Os tipos de documentos são os mesmos, podendo ser complementados com reportagens de jornais locais, informativos da prefeitura, vídeos, relatórios etc. O documento mais importante para comprovação é a ficha de inscrição/presença demonstrando os participantes das atividades de xadrez acontecidas nas escolas no ano base. Ou seja, é necessário que os municípios se empenhem em documentar suas próprias atividades esportivas independente de onde aconteçam, desenvolvendo assim a gestão esportiva local.
Por fim, exortamos os municípios a promoverem atividades de Xadrez na Escola não só visando melhor pontuação no ICMS Esportivo. Mas, principalmente buscando a melhoria do desempenho escolar das crianças e jovens através do exercício da atenção, raciocínio e criatividade. A utilização do jogo de xadrez na escola colabora para a formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades, memória e capacidade de planejar estrategicamente (Lima,2010).
LIMA, Sandra Vaz de. O Xadrez e a formação dos alunos.Postado em 15/02/2010. Disponível em:
http://www.artigonal.com/advertising-artigos/o-xadrez-e-a-formacao-dos-alunos-1863438.html. Acesso em 12 de novembro de 2012.
O valor educativo do Xadrez. Disponível em:http:// www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/artigo3.htm. Acesso em 12 de novembro de 2012.
Xadrez. http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez. Acesso em 12 de novembro de 2012.
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