Algumas atitudes podem ajudar a manter a atividade física sempre na sua rotina
Tem dias em que vencer a preguiça e comparecer na academia, no clube, no calçadão para correr ou na aula que você escolheu fazer para movimentar o corpo parece impossível. Mas lembre-se: não é. Resistir à tentação de ir direto para casa ou nem sair dela para se exercitar pode ser muito mais satisfatório do que se entregar a ela e deixar o corpo em débito.
Diante da vontade de desistir dos exercícios, conseguir mantê-los na rotina torna-se mais um desafio, principalmente para quem não é muito fã de atividades físicas. Aprender a incorporar o hábito de se movimentar sem fazer disso um sofrimento é fundamental para o bem-estar. Algumas atitudes podem ajudar a melhorar a relação com as atividades físicas e, com isso, diminuir as chances de abandoná-las. Confira:
• Escolha uma atividade que lhe agrade;
• experimente ter uma companhia na hora de se exercitar, pois um pode estimular o outro a manter a assiduidade;
• trace metas e acompanhe os resultados. Ter objetivos definidos pode ser um estímulo para continuar com os exercícios;
• ao iniciar uma atividade nova, tenha em mente que o corpo precisa de um tempo para se adaptar, por isso, tolere alguns desconfortos e persista;
• estabeleça um horário para se exercitar, pois ficará mais fácil incluí-lo na rotina;
• procure ver o tempo, dinheiro e esforço gasto na atividade física como um investimento pessoal. O retorno estará na sua saúde física e mental.
Alguns preferem realizar a atividade física durante a pausa para o almoço. É comum colegas de trabalho frequentarem as academias juntos. Neste caso, deve-se cuidar para comer um lanchinho leve durante a manhã e almoçar após o treino. Já outros preferem se dedicar aos exercícios após o expediente, para relaxar depois do dia de serviço. Para garantir uma boa noite de sono, especialistas indicam que a atividade física seja realizada até quatro horas antes de ir para a cama.
Matéria publicada no Portal Federações UNIMED