Estudantes da Rede Estadual jogam vôlei de praia na Cidade Administrativa

Publicado em 05/10/2012 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Cerca de 400 alunos de escolas estaduais da Região Norte de Belo Horizonte estrearam nesta quinta-feira, 04 de outubro, a arena esportiva montada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte – espaço que receberá os jogos da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CEBBV) e do Circuito Open nos próximos finais de semana. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A proposta, segundo o diretor de Desenvolvimento de Programas e Projetos da SEEJ, Walderson Ribeiro, é divulgar a modalidade esportiva, difundir a importância do exercício físico e aproximar a comunidade do Vetor Norte à Cidade Administrativa. “Estes jovens estão tendo oportunidade de conhecer a sede do Governo e de ter um primeiro contato com o vôlei de praia, que está tão longe de suas realidades por ser um esporte tipicamente litorâneo”, destaca o diretor.
“Um privilégio” define Gabriela Brito, de 16 anos, da Escola Estadual Inês Geraldo, sobre essa experiência de jogar pela primeira vez numa quadra de areia. Momento único também compartilhado pela colega Lavínia Luísa de Oliveira, de 14 anos, que se diz incentivada a praticar o esporte. “Sair da escola e vir pra cá motiva a gente por ser uma inovação. Estou achando o máximo estar aqui. A Cidade Administrativa é linda e jogar aqui é bem bacana”, conta a estudante.

Os adolescentes tiveram noções básicas das regras que envolvem o esporte, puderam perceber a diferença do peso da bola, altura da rede e tiveram a oportunidade de jogar nas mesmas quadras que serão usadas por atletas olímpicos como a dupla Emanuel e Alison. “A forma de pular e o ambiente também são bem diferentes. Estou acostumado com o piso liso do vôlei indoor e com quadra fechada. A areia muda o impacto na hora do salto e o jogo a céu aberto faz toda a diferença”, relata o estudante Johny Dalamora, de 17 anos, da Escola Estadual Tancredo Neves.

“A proposta não é que eles aprendam a jogar o vôlei e sim que despertem o interesse pela prática da modalidade”, explica o presidente da Federação Mineira de Voleibol (FMV) e diretor de desenvolvimento da CBV, Carlos Rios.

Circuito

O CEBBV acontece de 5 a 7 de outubro e o Circuito Open de 12 a 14 do mesmo mês. Estão sendo montadas três quadras com capacidade para 300 pessoas cada e uma arena exclusiva para o Circuito Open, com capacidade para 1.200 espectadores. Este último espaço receberá os grandes nomes do voleibol mundial. A construção de todas as quadras demandou mais de 100 caminhões de areia. Haverá ainda outros espaços que serão usados para o aquecimento dos atletas.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A entrada é gratuita e os jogos acontecem nos períodos da manhã e da tarde. A emissora SportTV fará a cobertura do Circuito Open para todo o Brasil.

Campanha

Na oportunidade, funcionários da SEEJ sortearam entre os estudantes kits do programa “Diga não ao doping – Jogue Limpo”, contendo cartilha informativa, camisa e esqueeze. A campanha, lançada em julho, tem o objetivo principal de alertar alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Minas Gerais sobre o uso ilegal de substâncias tóxicas.

Matéria: Aline Pereira

Veja mais fotos!

 

 

 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos