ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ESPORTE – Manoel Tubino
Publicação do Ministério do Esporte em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O livro composto por 4 estudos sobre o Esporte no Brasil, com destaque para o Esporte-Educação, os estudos aqui apresentados podem embasar politicas municipais e capacitações locais.
No primeiro estudo “Pesquisa e análise crítica sobre o conceito atual das manifestações esportivas” há uma pesquisa básica sobre o esporte e sua conceituação dentro da trajetória histórica, da pré-história aos dias atuais, que vem se alterando e atendendo aos diversos interesses e práticas de cada um dos períodos trabalhados. Entendendo que o esporte é uma das maiores manifestações culturais desde a Antiguidade o autor demonstra como a história cultural do mundo passa pela história do esporte.
No segundo estudo denominado “Elementos de superação do conceito das manifestações esportivas presentes na lei vigente que abranjam o esporte e sua totalidade” há uma preocupação específica com a questão legal do esporte em nosso país. Da mesma forma que no primeiro, reforça-se a necessidade da legitimação do esporte dentro das políticas públicas, com ênfase no apoio ao esporte educacional e esporte lazer.
O próximo estudo discorre sobre a “Relação do esporte com a educação evidenciando fatores que possam incidir sobre a conceituação, organização e realização de competições/jogos escolar para subsidiar a construção do novo sistema” o autor centrou sua atenção ao esporte educacional e sua forma de desenvolvimento e estímulo junto à comunidade estudantil os quais se apoiam no princípio da cooperação, em que as comunicações motrizes entre os adversários não são de oposição, mas sim de cooperação. Da mesma forma, o autor defende a necessidade de se trabalhar a educação Apresentação olímpica dentro do processo formativo de nossas gerações, sendo esta estimulada nos eventos de esporte educacional e esporte escolar, com o uso do fair-play e da simbologia olímpica, questões mais que atuais no momento esportivo brasileiro.
No quarto estudo a atenção voltou-se para a relação do esporte com a educação, registrando a extensão e influência nas competições/jogos escolares. Neste estudo o autor detecta a pouca relação entre o esporte e a educação até o ano de 1985, mantendo como foco o recorde, a medalha, e a competição como alvo. A partir de 1988, com a nova Constituição Federal, observaram-se movimentos no sentido de ampliação da relação esporte e educação, com eventos que superaram o paradigma até então vivenciado e defendido.
Clique no nome do texto para download.