Estudos sobre esportes no Brasil

Publicado em 18/06/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ESPORTE – Manoel Tubino

Publicação do Ministério do Esporte em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O livro composto por 4 estudos sobre o Esporte no Brasil, com destaque para o Esporte-Educação, os estudos aqui apresentados podem embasar politicas municipais e capacitações locais.

No primeiro estudo “Pesquisa e análise crítica sobre o conceito atual das manifestações esportivas” há uma pesquisa básica sobre o esporte e sua conceituação dentro da trajetória histórica, da pré-história aos dias atuais, que vem se alterando e atendendo aos diversos interesses e práticas de cada um dos períodos trabalhados. Entendendo que o esporte é uma das maiores manifestações culturais desde a Antiguidade o autor demonstra como   a história cultural do mundo passa pela história do esporte.

No segundo estudo denominado “Elementos de superação do conceito das manifestações esportivas presentes na lei vigente que abranjam o esporte e sua totalidade”  há uma preocupação específica  com a questão legal do esporte em nosso país. Da mesma forma que no primeiro, reforça-se a  necessidade da legitimação do esporte dentro das políticas públicas, com  ênfase no apoio ao esporte educacional e esporte lazer.

O próximo estudo discorre sobre a “Relação do esporte com a educação evidenciando fatores que possam incidir sobre a conceituação, organização e realização de competições/jogos escolar para subsidiar a construção do novo sistema” o autor centrou sua atenção ao esporte educacional e sua forma de desenvolvimento e estímulo junto à comunidade estudantil os quais se apoiam no princípio da cooperação, em que as comunicações motrizes entre os adversários não são de oposição, mas sim de cooperação. Da mesma forma, o autor defende a necessidade de se trabalhar a educação Apresentação olímpica dentro do processo formativo de nossas gerações, sendo esta estimulada nos eventos de esporte educacional e esporte escolar, com o uso do fair-play e da simbologia olímpica, questões mais que atuais no momento esportivo brasileiro.

No quarto estudo a atenção voltou-se para a relação do esporte com  a educação, registrando a extensão e influência nas competições/jogos escolares. Neste estudo o autor detecta a pouca relação entre o esporte e a educação até o ano de 1985, mantendo como foco o recorde, a medalha, e a competição como alvo. A partir de 1988, com a nova Constituição Federal, observaram-se movimentos no sentido de ampliação da relação esporte e educação, com eventos que superaram o paradigma até então vivenciado e defendido.

Clique no nome do texto para download.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais