Os desafios do início do mandato municipal

Publicado em 29/01/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

As eleições municipais de 2012 resultaram em um alto nível de renovação nas prefeituras. Dos 5.565 municípios brasileiros, mais de quatro mil elegeram novos gestores, e pouco mais de 1.500 mantiveram os antigos.

O período de transição governamental para muitos desses municípios tem sido complicado. É de conhecimento geral que muitos prefeitos após perderem as eleições deixaram o município ás traças, sem se preocupar em dar continuidade nas ações e políticas públicas, chegando até em investir em tentativas de sabotagem à gestão do prefeito eleito. Quem mais sofre com isso é a população, que se vê fadada a aguardar o reestabelecimento dos serviços públicos.

 Por isso, é muito importante que haja colaboração entre o governo antigo e o eleito, deixando de lado as divergências partidárias a fim de garantir o bem estar dos cidadãos. Uma transição governamental deve buscar a continuidade e transparência da atividade administrativa e dos serviços públicos, tendo como princípio a supremacia do interesse público.

Em decorrência dessa divergência partidária, a nova equipe não recebendo orientações do antigo gestor, se vê perdida, sem saber por onde começar a administrar o município e dar continuidade às políticas públicas.

 Pensando nisso, o Governo Federal está elaborando cartilhas, a exemplo de 2008, para auxiliar os municípios no período de transição governamental. Já foi divulgada a cartilha Orientações para o Gestor Municipal: Encerramento de Mandato e em fevereiro será lançada a cartilha com orientações para o Início do mandato que conterá um conjunto de informações sobre as ações desenvolvidos pelo Governo Federal para apoiar os prefeitos a executarem seus planos de governo de forma democrática e transparente. Os interessados poderão encontrar em breve a nova cartilha no site das relações institucionais do governo federal.

Para consultar a cartilha de 2008 com orientações para início de mandato, clique aqui.

No âmbito estadual é importante que cada departamento municipal, consulte junto à Secretaria Estadual correspondente, o andamento dos programas e projetos que o município participa, além é claro, de se interar da legislação estadual de sua área de atuação.

Selecionamos alguns canais eletrônicos estaduais que contém informações valiosíssimas para auxiliar os novos gestores e sua equipe no início de mandato:

No site poderá encontrar notícias e orientações sobre a gestão dos recursos públicos municipais – controle interno: contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial e  sobre as ações legislativas.

No site contém notícias sobre as ações do Governador, informações sobre celebração de convênios e parcerias com o governo do Estado, orientações para auxiliar os municípios no desenvolvimento socioeconômico por meio de repasses de recursos e de ações, e muito mais.

O site reúne notícias sobre  todas a áreas do governo do Estado fornecendo um panorama do que acontece na administração pública estadual.

A Associação Mineira dos Municípios auxilia os gestores municipais na promoção de uma administração segura e eficiente. Presta assessoria nas áreas de Captação de Recursos, Contábil, Economia, Educação, Jurídica, Meio Ambiente e Saúde. No site poderão ser encontradas notícias de interesse dos gestores municipais e sua equipe.

Na área Esportiva Estadual, os canais eletrônicos, além do Observatório do Esporte é a Página oficial da Secretaria de Esportes e da Juventude-SEEJ que reúne as informações e notícias voltadas para a formação dos jovens, promoção do esporte, da atividade física e da prevenção e combate ao uso de entorpecentestodos, além de informações sobre todos os projetos da SEEJ.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais