Seminário sobre Gestão Esportiva reúne mais de 300 pessoas em Belo Horizonte.

Publicado em 14/03/2013 por

Em um contexto marcado pela difusão das práticas esportivas e em virtude da promoção dos jogos mundiais, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Griffith, da Austrália, realizou nesta manhã, 12 de março, o seminário “Gestão no esporte e legado de grandes eventos esportivos” com foco estratégico voltado para a atração de investimentos e atenção internacional.

De acordo com o Secretario de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a perspectiva é otimizar o intercâmbio de informações em relação às questões diagnosticadas por meio do Seminário e fazer com que as políticas publicas alcancem os 853 municípios. “O caminho é o diálogo. Não vamos medir esforços no que tange ao aproveitamento das potencialidades de Minas voltadas a promoção de valores para a cidadania”, afirmou.

O curso foi ministrado pela professora da Universidade Griffith, na Austrália, Kristine Toohey. Reconhecida internacionalmente por sua reputação como pesquisadora sobre os Jogos Olímpicos, a palestrante arrancou aplausos entusiasmados da plateia ao traçar um panorama comparativo entre o Brasil e a Austrália. “Esta é a oportunidade de mostrar ao mundo as inúmeras facetas culturais e apostar na gestão compartilhada das políticas públicas locais e regionais”, ressaltou.

Os exemplos bem sucedidos em Sidney, inspiraram Rafael Pety, diretor de Desenvolvimento de Programas e Projetos da Prefeitura de Brumadinho, que pretende replicar no município, ações que motivem a inclusão no esporte – especialmente – no que se refere aos portadores de necessidades especiais.

O encontro aconteceu no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades municipais, gestores estaduais, professores e estudantes de educação física. Os participantes acompanharam o curso por meio de tradução simultânea e todos receberam certificados.

O secretario adjunto de Esportes, Rogerio Romero, apoiou a iniciativa e pretende estender o dialogo. “É preciso oferecer subsídios para uma discussão acerca das políticas que constituam legados, afinal; excelência é o que se espera” finalizou.

Segundo palestrante do evento, Luis Fernando Magalhães, diretor da Latino Austrália Education, apresentou o Programa “Ciência sem Fronteira” do Governo Federal. O Programa está oferecendo bolsas de estudos para alunos das Universidades Brasileiras, de graduação, pós graduação e pós doutorado até 2015.

Em seguida, o professor Carlos Alexandrino dos Santos, da Subsecretaria de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falou sobre a oportunidade de cursos de línguas para o programa “Ciência sem Fronteiras”.

UAITEC DE OLHO NOS MEGAEVENTOS

Em conjunto com o professor Carlos Alexandrino, a Silvana Fátima Gomes, também da subsecretaria de Ensino Superior da SECTES, apresentou a proposta de ampliação a oferta educação à distância em Minas o UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – esta disponibilizando 6 mil vagas para cursos de idiomas. O objetivo é capacitar jovens mineiros e inseri-los no mercado profissional. O programa busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, estimular a inovação por meio da mobilidade internacional com foco nos megaeventos previstos.

Matéria: Carolina Souza
Fotos: Carolina Souza e Thiago Ciccarini