Seminário sobre Gestão Esportiva reúne mais de 300 pessoas em Belo Horizonte.

Publicado em 14/03/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Em um contexto marcado pela difusão das práticas esportivas e em virtude da promoção dos jogos mundiais, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Griffith, da Austrália, realizou nesta manhã, 12 de março, o seminário “Gestão no esporte e legado de grandes eventos esportivos” com foco estratégico voltado para a atração de investimentos e atenção internacional.

De acordo com o Secretario de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a perspectiva é otimizar o intercâmbio de informações em relação às questões diagnosticadas por meio do Seminário e fazer com que as políticas publicas alcancem os 853 municípios. “O caminho é o diálogo. Não vamos medir esforços no que tange ao aproveitamento das potencialidades de Minas voltadas a promoção de valores para a cidadania”, afirmou.

O curso foi ministrado pela professora da Universidade Griffith, na Austrália, Kristine Toohey. Reconhecida internacionalmente por sua reputação como pesquisadora sobre os Jogos Olímpicos, a palestrante arrancou aplausos entusiasmados da plateia ao traçar um panorama comparativo entre o Brasil e a Austrália. “Esta é a oportunidade de mostrar ao mundo as inúmeras facetas culturais e apostar na gestão compartilhada das políticas públicas locais e regionais”, ressaltou.

Os exemplos bem sucedidos em Sidney, inspiraram Rafael Pety, diretor de Desenvolvimento de Programas e Projetos da Prefeitura de Brumadinho, que pretende replicar no município, ações que motivem a inclusão no esporte – especialmente – no que se refere aos portadores de necessidades especiais.

O encontro aconteceu no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades municipais, gestores estaduais, professores e estudantes de educação física. Os participantes acompanharam o curso por meio de tradução simultânea e todos receberam certificados.

O secretario adjunto de Esportes, Rogerio Romero, apoiou a iniciativa e pretende estender o dialogo. “É preciso oferecer subsídios para uma discussão acerca das políticas que constituam legados, afinal; excelência é o que se espera” finalizou.

Segundo palestrante do evento, Luis Fernando Magalhães, diretor da Latino Austrália Education, apresentou o Programa “Ciência sem Fronteira” do Governo Federal. O Programa está oferecendo bolsas de estudos para alunos das Universidades Brasileiras, de graduação, pós graduação e pós doutorado até 2015.

Em seguida, o professor Carlos Alexandrino dos Santos, da Subsecretaria de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falou sobre a oportunidade de cursos de línguas para o programa “Ciência sem Fronteiras”.

UAITEC DE OLHO NOS MEGAEVENTOS

 

Em conjunto com o professor Carlos Alexandrino, a Silvana Fátima Gomes, também da subsecretaria de Ensino Superior da SECTES, apresentou a proposta de ampliação a oferta educação à distância em Minas o UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – esta disponibilizando 6 mil vagas para cursos de idiomas. O objetivo é capacitar jovens mineiros e inseri-los no mercado profissional. O programa busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, estimular a inovação por meio da mobilidade internacional com foco nos megaeventos previstos.

Matéria: Carolina Souza
Fotos: Carolina Souza e Thiago Ciccarini

 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais