Conselho Municipal Esportivo: Uma alternativa à participação popular nas políticas públicas

Publicado em 10/09/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Entre Nós: ICMS Esportivo – Coluna do Observatório do Esporte

Editorial

Com base nas dúvidas e sugestões de muitos gestores esportivos e demais atores da rede esportiva, pensamos na criação desta coluna. Os artigos serão escritos buscando fornecer novas informações e entendimentos sobre participação no ICMS Esportivo, operacionalização do novo sistema e noções das cadeias de relações inscritas no contexto do ICMS Esportivo.

Buscando apresentar de forma direcionada ao público, as informações com clareza e objetividade, como falamos no dia a dia entre nós.

A nova coluna semanal do Observatório do Esporte, “Entre Nós: ICMS Esportivo” estreia com o artigo “Conselho Municipal Esportivo: Uma alternativa à participação popular nas políticas públicas”. Boa leitura!

A partir da Constituição de 1988, uma nova forma de institucionalidade passa a ser exercida nas esferas públicas. Com base na descentralização das políticas públicas e na abertura dos processos decisórios a participação.

É nesse contexto que surge o Conselho Municipal de Esportes, um órgão colegiado de caráter consultivo, ou seja, pode deliberar, emitir parecer sobre assuntos relativos ao esporte e prestar assessoria ao Poder Público sempre que necessário e oportuno. Com função de democratizar o acesso as políticas esportivas no município por de seus membros e representantes.

Como o conselho deve ter representações dividas igualmente entre entidades poder publico e sociedade civil, os interesses de ambas as partes devem ser considerados em todas as decisões.

Segundo Antônio Eduardo Miranda – Diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação da SEEJ “O conselho esportivo municipal é importante para a promoção da participação popular nas políticas públicas da área de esportes, garantindo os interesses da população, que é a principal beneficiada com essa articulação.”

Quais são as principais atribuições do Conselho Esportivo Municipal?

– Acompanhar, a partir de análises orçamentárias, entre outras que se façam necessárias, a gestão de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte, bem como avaliar os ganhos sociais obtidos e o desempenho dos programas e projetos aprovados, manifestando-se a respeito e sugerindo aprimoramentos.
– Adotar medidas e apoiar iniciativas em favor do desenvolvimento da prática do esporte e de atividades físicas e de lazer, objetivando a saúde e o bem-estar do cidadão, observando o cumprimento dos princípios e normas legais.
– Cooperar com o Conselho Estadual de Desportos e com os órgãos federais e estaduais incumbidos da execução das Políticas de Esporte.
– Contribuir para a formulação da política de integração entre o esporte, a saúde, a educação, a defesa social e o turismo visando potencializar benefícios sociais gerados pela prática de atividade física e esportiva.
-Gestão do fundo esportivo municipal, potencialização dos recursos através de associações e articulações construídas por cada membro.
-Fornecer auxílio e informações ao Poder Público e à comunidade, quanto a programas e projetos que visem a melhoria da prática do esporte no Município.
– Opinar, sobre a concessão de auxílios e recursos financeiros às entidades e associações esportivas sediadas no Município.
– Realizar os esforços necessários ao esclarecimento de dúvidas quanto à correta utilização, por parte das entidades beneficiárias, de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte.

Leia mais em: Manual de Criação de Conselhos Municipais de Esportes, ICMS Esportivo, O desafio da representação nos Conselhos de Políticas Públicas.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais